Em espaço cedido pela Alesp, Centro de Educação Infantil Ibirapuera é inaugurado
31/10/2023 17:08 | Creche | Claus Oliveira - Foto: Bruna Sampaio e Rodrigo Romeo











O presidente da Alesp, deputado André do Prado, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), inauguraram nesta terça (31) o Centro de Educação Infantil (CEI) Ibirapuera. O espaço é o mesmo onde funcionava a antiga Creche do Legislativo e foi cedido pela Assembleia para a nova unidade educacional. O local tem capacidade para atender a até 113 crianças, com idade de até de 3 anos e 11 meses.
Fruto de parceria entre Assembleia e Prefeitura, a municipalização do espaço cedido pela Alesp vai permitir que, além dos filhos de servidores do Legislativo (efetivos, comissionados e terceirizados) e de deputados, também sejam atendidos os pequenos da comunidade em geral, de maneira gratuita.
André do Prado disse considerar que a ampliação do público-alvo concretiza o direito universal à Educação. "Empregadas [domésticas e do comércio] que trabalham por aqui [nas imediações da Alesp] vão ter a oportunidade de deixar o filho em um lugar adequado e de qualidade", exemplificou o deputado, ressaltando que, agora, qualquer pessoa, independentemente da classe social, poderá tentar uma vaga na creche.
O prefeito paulistano ressaltou o projeto pedagógico que será implementado visando ao desenvolvimento físico e intelectual dos pequenos na creche municipalizada. "É atender com muita qualidade. São todas pedagogas que cuidarão das crianças, são cinco refeições por dia elaboradas por nutricionistas. Além disso, receber o carinho, que é o mais fundamental de tudo, receber amor", frisou Ricardo Nunes.
Ainda discursaram no evento inaugural do CEI Ibirapuera o secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, e o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União Brasil). Vários deputados estaduais, vereadores e gestores educacionais paulistanos prestigiaram a inauguração do Centro.
Primeira Infância e aleitamento
Militante na Alesp da causa da primeira infância (etapa que abarca os primeiros seis anos de vida), a deputada estadual Marina Helou (Rede) tratou a reabertura do espaço educacional na Assembleia como uma conquista de toda a sociedade paulistana.
"A creche da Alesp sempre foi um centro de referência no desenvolvimento de criança. É uma conquista expandir [as matrículas], para toda a população em volta ter acesso a uma creche pública de qualidade", comemorou a parlamentar que é mãe de Martin e Lara, que, em 2024 estarão acima da faixa etária do CEI.
Gestante da primeira filha, que se chamará Flora e deve nascer em janeiro que vem, a deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) elogiou a estrutura montada no Centro para as mães alimentarem os bebês.
"A creche tem um espaço exclusivo de amamentação. Importante essa integração. Isso vai garantir que eu possa voltar a trabalhar com segurança e ela [Flora] tenha uma amamentação adequada", sublinhou a deputada, antecipando que a primogênita vai utilizar a sala de amamentação do CEI Ibirapuera.
Incentivo financeiro
Em entrevista durante a inauguração do CEI Ibirapuera, o presidente André do Prado recordou outra medida adotada pela Alesp que, neste caso, beneficia financeiramente todos os servidores da Casa com filhos na primeira infância.
Isso porque, em setembro passado, os deputados paulistas aprovaram um projeto (que deu origem à Resolução 940) ampliando, de quatro para seis anos, a faixa etária para efeito da concessão do auxílio pré-escolar.
"Nosso intuito foi melhorar a qualidade de vida para os nossos funcionários até que seus filhos completassem todo o ciclo da Educação Infantil e entrassem no Ensino Fundamental. Conseguimos encaixar este custo no orçamento [da Alesp] e hoje atendemos uma quantidade maior de crianças", informou André do Prado.
Imóvel cedido
Aproveitando o imóvel cedido pela Alesp, o Centro de Educação Infantil (CEI) terá cinco salas de aula (incluindo dois berçários), brinquedoteca, fraldário, lactário, sala de amamentação, parque externo e solário, além de refeitório, cozinha e salas administrativas.
Segundo a diretora do CEI Ibirapuera, Juliana Gandini, a expectativa é que o prazo para solicitação de vagas seja aberto em dezembro. Ela também informou que o começo do ano letivo está previsto para fevereiro de 2024. "As vagas são todas destinadas para munícipes de São Paulo. Não há nenhuma distinção", explicou Gandini.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Reforma Tributária: seminário do ILP reúne especialistas para abordar principais aspectos da mudança
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações