Alesp realiza Sessão Solene em homenagem aos 90 anos de existência do Crea-SP

Proposto pelo deputado Ricardo Madalena, evento marca parceria histórica entre a instituição e o Parlamento Paulista
20/05/2024 17:12 | Reconhecimento | Fagner Moura - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem aos 90 anos do Crea-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 90 anos do Crea-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 90 anos do Crea-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325180.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (20), uma Sessão Solene em homenagem aos 90 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). A cerimônia, proposta pelo deputado Ricardo Madalena (PL), enfatizou a importância da instituição como órgão fiscalizador e a parceria histórica com a Alesp na realização de proposituras.

Madalena destacou a importância da participação da entidade com outros órgãos públicos para a elaboração de projetos. "A engenharia é o pilar que sustenta o nosso Brasil. Estamos fazendo uma parceria entre o Crea-SP e a Alesp para trazer benefícios para a população", salientou. O parlamentar é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru.

O deputado Paulo Fiorilo (PT), também presente no evento, parabenizou a instituição pelo aniversário. "Esta Casa faz uma homenagem justa e legítima. Que possamos fortalecer a parceria com a instituição", reforçou.

Lígia Marta Mackey, engenheira civil, é a primeira presidente mulher na história do conselho. Fato que foi destacado por ela: "Este fato mostra que o Crea-SP está em transformação. Falo em nome dos profissionais que trouxeram desenvolvimento, que mudaram o mundo nas últimas décadas. Somos o conselho mais inovador do País e inovar é um ato totalmente humano. Hoje é o dia de celebrar a nossa história, de quem fez e faz parte dela".

Também compuseram a mesa: Vinícius Marchese Marinelli, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Renan Azevedo, presidente do Crea da Paraíba; Janaína Lima (PP), vereadora por São Paulo.

Sustentabilidade

Marcos Penido, secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais, relevou a importância do trabalho do Crea no desenvolvimento de soluções sustentáveis. "São Paulo será um dos grandes responsáveis pela transição da matriz energética que é fundamental na mudança climática. E ela poderá ser feita com a inteligência, criatividade e o trabalho da engenharia nacional", destacou.

O conselho atua no desenvolvimento de projetos para a ampliação de frotas de veículos elétricos na capital paulista, microgeração de energia fotovoltaica e no cálculo da pegada de carbono de eventos para a redução de poluentes.

História

A regulamentação do exercício da profissão de engenheiro e agrimensor no estado de São Paulo ocorreu em 1923, a partir da Lei nº 2.022. O sistema Confea/Crea e Mútua foi criado em 1933, a partir do Decreto-Lei nº 23.569. No ano seguinte, o Confea criou o conselho regional em São Paulo.

O Crea-SP é o maior conselho de classe da América Latina, representa os profissionais no campo da engenharia, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e design de interiores no estado de SP. Está presente em 145 municípios paulistas. A entidade é responsável pela orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, com o intuito de promover a melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade.

Atualmente, o conselho é composto por 370 mil profissionais e agrega 25 mil novos formandos anualmente. Representa 95 mil empresas, 1,5 mil instituições de ensinos, 188 entidades de classe e possui cerca de 700 colaboradores.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317145398


alesp