Audiência reforça necessidade da participação de pescadores na elaboração do Código da Pesca
29/11/2024 11:52 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino
Plenário da Alesp ficou lotado de representantes de colônias e associações de pescadores do litoral e do interior na audiência pública realizada pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino
Cerca de 200 pessoas participaram da audiência pública promovida pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP), que discutiu o Código da Pesca que busca regulamentar a Lei 11.165/2002, na segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento foi marcado pelas reivindicações apresentadas pelos pescadores e pelas pescadoras do litoral e do interior e pela conquista do compromisso da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de que o texto da nova norma será disponibilizado para consulta pública, por 60 dias, antes do decreto ser assinado pelo governador Tarcísio de Freitas.
O deputado Marcolino considerou uma vitória a abertura para manifestação da população. "Essa é uma grande conquista da mobilização dos pescadores e da Frente Parlamentar da Pesca. A proposta da secretaria foi apresentada aos pescadores e eles fizeram sugestões na lei que garantam seus direitos e o exercício da profissão. Eles entregaram um documento com 23 reivindicações e esperam que elas sejam avaliadas e incorporadas ao decreto", disse o parlamentar.
Na audiência, a coordenadora de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Natália Romão, iniciou a apresentação dos trabalhos realizados pelo governo para a elaboração do decreto, como as reuniões com pescadores no litoral e no interior.
Representantes do governo federal também participaram da audiência, como o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) em São Paulo, Fabio Buonavita. "Nessa proposta do Código que foi apresentada, é muito boa a criação de conselhos locais ou regionais e do Conselho Estadual deliberativo para garantir a participação social", afirmou
A importância do debate e a discussão liderada pela Frente Parlamentar foram destacados pelos integrantes da mesa de debates, que contou com Renata Camargo, superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Letícia Quito, gestora da APA Litoral Sul da Semil, Luiz Bambini, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Edivando Soares, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores e Elvio Mota, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário de São Paulo.
Desafios da Pesca Artesanal
O deputado Marcolino é coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento e Proteção à Pesca Artesanal e à Aquicultura no Estado de São Paulo, que promoveu essa integração entre os trabalhadores e os órgãos governamentais na audiência pública.
São muitos os desafios já identificados pela Frente, como a falta de infraestrutura e de apoio para o beneficiamento e a comercialização do pescado, a necessidade de abertura de linhas de crédito, a desburocratização dos processos de licenciamento, a exigência de renovação anual das portarias que regulam a atividade, a redução de impostos, a falta de capacitação, entre outros problemas, como o reconhecimento das pescadoras. "As mulheres precisam ser reconhecidas como pescadoras e não como acontece hoje, como colaboradoras, ajudantes", disse o deputado Marcolino.
Os pescadores reivindicaram participação nas decisões. "O governo precisa olhar para nós. Temos potencial, podemos juntos ser os maiores produtores de pescados deste país, mas hoje somos prejudicados por todos", disse Yoko Arita, representante da Pesca das Águas Interiores do Estado e presidente da Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-12, de Santa Fé do Sul.
O vereador de Cananeia, Lucas Barretos, o Lucas da Orlandina, representante da Colônia Z-9, fez a entrega do documento à coordenadora Natália e ao deputado Marcolino, com as solicitações de integrantes de 27 instituições, sendo 23 delas colônias de pescadores do estado. "Nós protegemos o meio ambiente, porque sabemos que dependemos dele para poder pescar. Não somos criminosos", disse.
A pescadora Benedita Aparecida Leite Costa, 62 anos, tendo 50 anos de pesca artesanal e integrante da colônia Z-6 de Ilha Bela, ressaltou o resultado positivo do diálogo transparente estabelecido na APA (Área de Proteção Ambiental) da região que ela atua. "Foi criado um conselho e tudo é discutido com os representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil), os pescadores e demais usuários da APA. Nossa vida é de luta e essa audiência é histórica, porque queremos construir junto o decreto", afirmou.
Notícias relacionadas
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
- Pioneiro, estado de São Paulo avança na proibição de teste em animais
- Salesópolis reforça prevenção ao abuso infantil e ao fortalecimento das entidades sociais
- Deputada leva programa 'Caminhos da Capacitação' para Franca e mais 10 cidades
- HC/Famema inaugura refeitório conquistado por deputada estadual e deputado federal
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações