Alesp aprova e estado de SP terá novo serviço de fiscalização de alimentos de origem vegetal
20/05/2025 18:04 | Segurança sanitária | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo


A proposta do Governo Estadual que visa implementar em âmbito estadual o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisp-POV) foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (20). O projeto segue agora para sanção do governador.
Com a aprovação do Plenário da Alesp ao Projeto de Lei 20/2025, o Estado de São Paulo adere à regulamentação federal e passará a implementar seu próprio serviço de fiscalização, sob responsabilidade do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Cipov), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
O serviço atuará na fiscalização e auditoria sanitária e industrial de produtos de origem vegetal e seus derivados, bem como de produtos da algicultura (cultivo de algas) e da fungicultura (cultivo de cogumelos).
De acordo com o Governo, a iniciativa vai permitir a regularização de produtores que trabalham com produtos de origem vegetal e terá como alicerce o ato de observar ou examinar o produto para confirmar sua segurança como matéria-prima voltada ao consumo humano. Dessa maneira, a regularização vai contribuir para a oferta de alimentos seguros, saudáveis e acessíveis à maioria da população paulista, colocando os produtores na formalidade, gerando mais renda e expandindo negócios.
Tramitação
O projeto de autoria do Executivo foi recebido pelo Legislativo em fevereiro deste ano. Durante o período em que esteve em tramitação, recebeu três emendas de pauta, todas de autoria de parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores, mas que foram rejeitadas em votação do Plenário.
Assista à Sessão na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
- Audiência pública na Alesp debate melhorias no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações