Referência do esporte nacional, Federação Paulista de Futsal é homenageada na Alesp

Completando 70 anos em 2025, entidade foi celebrada em Sessão Solene no Parlamento por suas contribuições para o desenvolvimento do esporte no estado e no país; evento foi promovido pelo deputado Rafael Silva (PSD)
11/08/2025 17:57 | Sessão Solene | Gustavo Oreb - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão Solene homenageia Federação de Futsal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Rafael Silva - proponente do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ramon - ex-jogador e presidente da Federação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Felipe Drummond - presidente do Magnus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350703.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Camanho - papel da arbitragem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350704.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Donato - evolução do esporte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg350705.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na noite da última sexta-feira (8), uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Federação Paulista de Futsal (FPFS). Desde junho de 1955, a entidade é responsável por organizar, desenvolver e fomentar a prática do esporte em âmbito estadual. Segundo o proponente do evento, deputado Rafael Silva (PSD), esse papel tem se cumprido com excelência.

"A Federação, junto ao Banco do Brasil, tem sido muito eficaz no desenvolvimento do esporte no nosso país. O futsal - antigo futebol de salão - serve muito bem para unir os jovens e prepará-los para a vida por meio de uma formação física de qualidade. Para mim, reconhecer o valor desse trabalho bem feito há tantas décadas é motivo de grande orgulho", destacou o parlamentar.

Conhecido como Ramon, o ex-jogador e treinador de futsal e atual presidente da FPFS e da Associação Atlética Banco do Brasil, Nilton Cifuentes Romão, participou da celebração. De acordo com ele, o poder transformador do futsal para mudar vidas e formar pessoas melhores é e continuará sendo a principal inspiração do trabalho à frente da Federação.

"Estar no Plenário, diante de ídolos do futsal, como Feitiço e Vicente Piazza, já é um demonstrativo do quão rica é a história do nosso esporte. São sete décadas de história, conquistas, desafios superados e, principalmente, amor pelo futsal. Tenho o privilégio de dizer que vivi essa Federação de todas as formas possíveis, ao longo da minha carreira. Já vi esse esporte se transformar e mudar vidas, revelar talentos que, de outra maneira, não seriam possíveis", contou Ramon.

"O futsal é parte integral da minha vida e de milhares que devem tudo a essa paixão. Hoje, no comando da maior Federação do país, vamos construir juntos um futuro ainda mais organizado e agregador, cheio de inovação e crescimento, com a mesma paixão dos que vieram antes de nós", acrescentou o ex-atleta.

Exemplo dessa transformação social proporcionada pela modalidade pode ser visto no presidente do Magnus Futsal, Felipe Drummond, que também participou do evento na Casa. "A mudança que esse esporte pode proporcionar na vida de um garoto é impressionante. Vim da periferia de São Paulo e consegui bolsas de estudo na escola e na universidade graças ao futsal, sem ele, tudo seria diferente", ressaltou ele.

Evolução

O diretor do departamento de oficiais de arbitragem da Federação, Sérgio Camanho, também contribuiu com os discursos na Sessão. "Desses 70 anos, estou aqui há 46. Nesse tempo todo, pude presenciar o corpo de arbitragem exemplar da FPFS. O departamento de árbitros e oficiais de arbitragem foram um pilar fundamental para construir essa história", apontou ele, relembrando também as mudanças de regras pelas quais o futsal passou ao longo dos anos, sobretudo após a interferência da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

"Esses profissionais fizeram muito mais do que apitar partidas, eles são os guardiões das regras e leis do esporte. Com todos os desafios e mudanças impostos para aprimorar o futsal, temos uma equipe que não aceita ficar na zona de conforto, mas que se desdobra para acompanhar a evolução natural da modalidade. Que esse legado continue a nos guiar por muitas décadas no futuro", projetou Camanho.

Em complemento a essa visão, o deputado Donato (PT) disse torcer muito para a constante evolução e crescimento do futsal, e salientou o desejo de vê-lo nos próximos Jogos Olímpicos. "Eu sempre fui um grande admirador desse esporte e simplesmente não consigo compreender a sua ausência nas Olimpíadas. No instante em que a modalidade se tornar olímpica, não tenho dúvida de que a popularidade vai explodir, visto que é um esporte completo, agradável para os atletas e espectadores e, além disso, é democrático. O futsal se desenvolve em qualquer lugar no Brasil, tanto é que já revelou centenas de craques do salão e do campo que entraram para a história, e mais pessoas ao redor do mundo precisam enxergar isso", concluiu o parlamentar.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, em transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp