Comissão de Relações Internacionais da Alesp dialoga com cônsul-geral da China

Colegiado criou três grupos de amizade: Brasil e Alemanha, Brasil e Armênia e Brasil e China
22/10/2025 16:18 | Parcerias | Daiana Rodrigues - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Comissão recebe cônsul-geral da China<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Paulo Fiorilo, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cônsul-geral da China em SP Yu Peng<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355152.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thainara Faria e Maria Lúcia Amary na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato e Marcelo Aguiar na reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355154.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Oseias de Madureira na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nelson Antônio Tabajara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samo Tosatti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Angela Vidal Gandra Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355158.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (22), o cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng, para dialogar sobre os laços de amizade e cooperação sino-brasileiros. Durante a reunião, presidida pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), o diplomata destacou o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental chinês e a liderança do estado paulista na ampliação de parcerias com a nação.

Nos últimos anos, a China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil. Mais de 300 empresas chinesas atuam no estado, impulsionando o crescimento de indústrias de diversos ramos, projetos como o Túnel Santos-Guarujá e disseminação da cultura chinesa por meio de eventos, difusão do idioma e criação de centros que contribuem para o desenvolvimento regional.

"China e Brasil avançam juntos na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado e as relações entre os dois países vivem, atualmente, o melhor momento político", disse Yu Peng.

Nelson Antônio Tabajara, embaixador e chefe do Escritório de Representação no Estado de São Paulo (Eresp), destacou a proximidade de visões nas relações diplomáticas entre os dois países em questões, como combate à fome, ciência e tecnologia, sustentabilidade e comércio.

O crescimento de imigrantes chineses no Brasil nos últimos anos também foi lembrado pelo representante do governo. "Estima-se que, hoje, sejam 300 mil chineses que moram em diversas regiões do Brasil, sobretudo em São Paulo", complementou.

"Neste ano estão sendo celebrados 51 anos das relações diplomáticas entre ambas nações. Esse é um marco de cooperação bilateral que se fortalece a cada ano e pavimenta novos espaços de diálogo", Tabajara.

Já Samo Tosatti, chefe da Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo, acrescentou que o estado é o principal responsável pelas relações comerciais sino-brasileiras, seja pelo seu capital humano, infraestrutura ou qualidade das instituições.

Angela Vidal Gandra Martins, secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, comentou que a prefeitura conta com o apoio chinês para eletrificar a frota de ônibus até 2027 e fortalecer a sustentabilidade e o turismo através da vinda de chineses para a cidade.

No final da reunião, foi debatida a possibilidade de encaminhar um ofício solicitando que as universidades Unesp, Unicamp e USP criem curso de mandarim. "Isso fortaleceria as relações econômicas com a China e facilitaria a emissão de vistos", disse deputada Thainara Faria (PT).

Contribuição da Alesp

O Parlamento Paulista instituiu algumas iniciativas que reforçam o apoio estadual e confiança política crescente no fortalecimento do intercâmbio entre as duas nações. Uma dessas ações foi a instituição, por meio da Lei 17.115/2019, do "Dia da Cultura e Imigração Chinesa no Estado de São Paulo", celebrado anualmente em 1º de outubro. Outra medida foi a criação do Grupo de Amizade entre Brasil e China.

"Esperamos fortalecer ainda mais a amizade com a Assembleia Legislativa, por meio dos intercâmbios entre os órgãos legislativos e visita diplomática à China para dialogar sobre governança e promover políticas públicas de benefício mútuos. Também desejamos que a Alesp crie mais leis que facilitem as relações e a participação das empresas chinesas em São Paulo", destacou Yu Peng.

Novos Grupos de Amizade

Os parlamentares do colegiado também aprovaram a criação dos Grupos de Amizade entre Brasil e Alemanha, Brasil e Armênia e entre Brasil e China.

Solicitadas pelos deputados da Casa, o colegiado fortalece o intercâmbio e promove a cooperação internacional e cultural. com outros países.

Durante a reunião ainda estiveram presentes as deputadas, Maria Lúcia Amary (PSDB) e Paula da Bancada Feminista (Psol) e os deputados Paulo Fiorilo (PT), Oseias de Madureira (PSD), André Bueno (PL), Mauro Bragato (PSDB) e Marcelo Aguiar (Podemos).

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da comissão

alesp