Comissão de Relações Internacionais da Alesp dialoga com cônsul-geral da China
22/10/2025 16:18 | Parcerias | Daiana Rodrigues - Fotos: Bruna Sampaio
A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (22), o cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng, para dialogar sobre os laços de amizade e cooperação sino-brasileiros. Durante a reunião, presidida pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), o diplomata destacou o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental chinês e a liderança do estado paulista na ampliação de parcerias com a nação.
Nos últimos anos, a China tornou-se o principal parceiro comercial do Brasil. Mais de 300 empresas chinesas atuam no estado, impulsionando o crescimento de indústrias de diversos ramos, projetos como o Túnel Santos-Guarujá e disseminação da cultura chinesa por meio de eventos, difusão do idioma e criação de centros que contribuem para o desenvolvimento regional.
"China e Brasil avançam juntos na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado e as relações entre os dois países vivem, atualmente, o melhor momento político", disse Yu Peng.
Nelson Antônio Tabajara, embaixador e chefe do Escritório de Representação no Estado de São Paulo (Eresp), destacou a proximidade de visões nas relações diplomáticas entre os dois países em questões, como combate à fome, ciência e tecnologia, sustentabilidade e comércio.
O crescimento de imigrantes chineses no Brasil nos últimos anos também foi lembrado pelo representante do governo. "Estima-se que, hoje, sejam 300 mil chineses que moram em diversas regiões do Brasil, sobretudo em São Paulo", complementou.
"Neste ano estão sendo celebrados 51 anos das relações diplomáticas entre ambas nações. Esse é um marco de cooperação bilateral que se fortalece a cada ano e pavimenta novos espaços de diálogo", Tabajara.
Já Samo Tosatti, chefe da Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo, acrescentou que o estado é o principal responsável pelas relações comerciais sino-brasileiras, seja pelo seu capital humano, infraestrutura ou qualidade das instituições.
Angela Vidal Gandra Martins, secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, comentou que a prefeitura conta com o apoio chinês para eletrificar a frota de ônibus até 2027 e fortalecer a sustentabilidade e o turismo através da vinda de chineses para a cidade.
No final da reunião, foi debatida a possibilidade de encaminhar um ofício solicitando que as universidades Unesp, Unicamp e USP criem curso de mandarim. "Isso fortaleceria as relações econômicas com a China e facilitaria a emissão de vistos", disse deputada Thainara Faria (PT).
Contribuição da Alesp
O Parlamento Paulista instituiu algumas iniciativas que reforçam o apoio estadual e confiança política crescente no fortalecimento do intercâmbio entre as duas nações. Uma dessas ações foi a instituição, por meio da Lei 17.115/2019, do "Dia da Cultura e Imigração Chinesa no Estado de São Paulo", celebrado anualmente em 1º de outubro. Outra medida foi a criação do Grupo de Amizade entre Brasil e China.
"Esperamos fortalecer ainda mais a amizade com a Assembleia Legislativa, por meio dos intercâmbios entre os órgãos legislativos e visita diplomática à China para dialogar sobre governança e promover políticas públicas de benefício mútuos. Também desejamos que a Alesp crie mais leis que facilitem as relações e a participação das empresas chinesas em São Paulo", destacou Yu Peng.
Novos Grupos de Amizade
Os parlamentares do colegiado também aprovaram a criação dos Grupos de Amizade entre Brasil e Alemanha, Brasil e Armênia e entre Brasil e China.
Solicitadas pelos deputados da Casa, o colegiado fortalece o intercâmbio e promove a cooperação internacional e cultural. com outros países.
Durante a reunião ainda estiveram presentes as deputadas, Maria Lúcia Amary (PSDB) e Paula da Bancada Feminista (Psol) e os deputados Paulo Fiorilo (PT), Oseias de Madureira (PSD), André Bueno (PL), Mauro Bragato (PSDB) e Marcelo Aguiar (Podemos).
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações