Comissão de Relações Internacionais da Alesp dialoga com cônsul-geral de Portugal
03/12/2025 16:04 | Parcerias | Daiana Rodrigues - Fotos: Rodrigo Costa
A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (3), o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, para dialogar sobre parcerias entre o estado e o país europeu. Presidida pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), a reunião abordou o papel estratégico da cooperação luso-brasileira para as relações econômicas e culturais, principalmente para o fortalecimento da língua portuguesa.
De acordo com Fiorilo, a proximidade cultural, a identidade linguística e a afinidade histórica influenciam na política externa e no comércio entre as duas nações trazendo benefícios para a população paulista. "Portugal tem contribuído para enriquecer a cultura brasileira, principalmente com suas obras literárias, música e gastronomia através da produção de vinhos", complementou.
"São Paulo ocupa uma relevante posição no contexto socioeconômico nacional e das relações bilaterais, sobretudo por ser a metrópole que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo", disse Silva.
O diplomata ainda destacou a importância do Museu da Língua Portuguesa que completará 20 anos em 2026. Localizado na Estação da Luz, no centro da Capital, o espaço valoriza a diversidade do idioma por meio da sua literatura, música, cinema e outras manifestações artísticas.
"As relações históricas entre Brasil e Portugal também despertam laços afetivos que permitem olhar o futuro com uma perspectiva otimista, apesar dos desafios", comentou Alfredo Camargo, subchefe do Escritório de Representação em São Paulo (Eresp).
Já Samo Tosatti, chefe da Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo, destacou que São Paulo é o segundo principal parceiro comercial de Portugal no Brasil. Um exemplo disso é que uma empresa portuguesa que ganhou a concessão da parceria público-privada para construir o Túnel Santos-Guarujá.
Além disso, o estado paulista e o país europeu possuem 12 acordos firmados, desde 2007, em áreas como meio ambiente, educação, justiça e outras áreas. Portugal é o quinto país europeu que mais recebe investimentos do Brasil e cerca de 52% dos recursos são oriundos do estado paulista", complementou Tosatti.
O representante do governo mencionou o projeto "Escola Portuguesa de São Paulo" que oferecerá dupla certificação curricular para estudantes de universidades brasileiras e portuguesas e que terá parte das vagas destinadas também a alunos da rede pública.
Imigração
O fluxo imigratório entre os dois países tem crescido cada vez nas últimas décadas. "Portugal abriga hoje uma comunidade brasileira com dimensões sem precedentes na história, sendo grande parte de origem paulista e sendo praticamente considerada uma extensão do Brasil no outro lado do Oceano Atlântico", afirmou Silva.
Para o cônsul-geral, o movimento traduz uma transformação global que contribui para fortalecer as interações luso-brasileiras, como o aumento da presença de músicos brasileiros com projetos significativos.
Curso no ILP
Durante a reunião, o deputado Paulo Fiorilo anunciou o curso "O Legislativo Estadual: Relações Institucionais e Internacionais" promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em parceria com a Comissão de Relações Internacionais. As aulas são destinadas a estudantes de Relações Internacionais, Direito, Economia, Administração Pública e áreas afins.
O programa oferece uma formação teórico-prática estruturada em cinco módulos com carga horária de 40 horas. As aulas abrangem os fundamentos, estrutura e funcionamento do Poder Legislativo, suas relações institucionais até sua atuação no cenário internacional, conceitos de diplomacia parlamentar e estudos de caso da própria Comissão.
Os encontros serão presenciais, realizados quinzenalmente às sextas-feiras, das 14h às 17h, no auditório do ILP, no terceiro andar do Palácio Nove de Julho. As atividades começam em 27 de fevereiro.
São 60 vagas por ordem de inscrição garantindo a representação diversificada das instituições de ensino.
As inscrições podem ser feitas no link
Presenças
Ainda estiveram presentes os deputados Sebastião Santos (Republicanos), Fábio Faria de Sá (Podemos) e Itamar Borges (MDB).
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações