Prêmio Clementina de Souza homenageia mulheres que fazem a diferença em São Paulo

O prêmio é uma homenagem a Maria Clementina de Souza, primeira delegada negra da Polícia Civil de São Paulo; Iniciativa é do deputado Rômulo Fernandes (PT)
30/10/2025 17:38 | Igualdade de gênero | Louisa Harryman - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Prêmio foi entregue à 45 mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento marca primeira edição do prêmio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355645.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rômulo Fernandes proponente do Ato Solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355646.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luana Alexandrina sobrinha de Clementina de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celma Dias ex vice-prefeita de Mauá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg355648.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quarta-feira (29), por meio de iniciativa do deputado Rômulo Fernandes (PT), o prêmio "Clementina de Souza". O evento reconheceu 45 mulheres que lutam pela igualdade de gênero e impactam positivamente São Paulo.

"Esse prêmio é um gesto muito simples comparado com a história de cada mulher que está sendo homenageada hoje", destacou o parlamentar.

Celma Dias, ex vice-prefeita de Mauá e uma das premiadas da noite, compartilhou a honra de receber a homenagem. "Temos que agradecer todos os dias por aquelas que nos antecederam, porque a luta das mulheres não começou nos nossos tempos e nem vai acabar agora, é para sempre. Não é uma luta fácil pela busca do lugar que merecemos e da igualdade entre homens e mulheres para uma sociedade mais justa", completou.

Principal homenageada

O nome do prêmio é uma homenagem à primeira delegada negra da Polícia Civil de São Paulo. Maria Clementina de Souza assumiu o posto de delegada-assistente na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Estado em 1985, onde sempre lutou pela igualdade racial e de gênero. Ela faleceu em 2020, aos 64 anos, vítima de uma embolia pulmonar.

Luana Alexandrina, sobrinha da homenageada, marcou presença no evento e reforçou como a luta de sua tia impactou tantas vidas. "Maria Clementina vive em cada mulher que se levanta, em cada sonho que não desiste e em cada passo dado rumo a um futuro mais justo, livre e humano", destacou.

Atualmente, tramita na Alesp o projeto de lei nº 708 /2023, que prevê a mudança de nome da Primeira Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher para "Delegada Drª Maria Clementina de Souza". A iniciativa é da deputada Leci Brandão (PCdoB).

Assista ao evento, em transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de fotos

alesp