Frente Parlamentar articula governo, indústria e academia por defesa e segurança em São Paulo
10/11/2025 17:24 | Políticas públicas | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio
A Frente Parlamentar para Colaboração em Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Nacional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reuniu, nesta segunda-feira (10), representantes da academia, da indústria e do governo para discutir ações integradas de fomento tecnológico ao setor. Ao abrir o encontro, o coordenador da iniciativa suprapartidária, deputado estadual Capitão Telhada (PP), ressaltou que o objetivo do debate foi levantar subsídios para a criação de políticas públicas que "contribuam para o desenvolvimento da indústria de defesa e segurança em São Paulo".
Os palestrantes concordaram que a alta capacidade científica do estado deve gerar impactos concretos para a sociedade paulista, superando barreiras burocráticas e reduzindo a dependência tecnológica externa. Eles destacaram também a necessidade de uma governança sólida para sustentar o investimento em ciência e tecnologia, considerados estratégicos para a soberania nacional e para o fortalecimento da capacidade de defesa.
Inovação e defesa
O reitor do Instituto Militar de Engenharia (IME), general Juraci Galdino, afirmou que a defesa - por exigir soluções de alta tecnologia - funciona como motor essencial para o sistema de inovação brasileiro. Segundo ele, os investimentos públicos geram tecnologias duais, as que beneficiam tanto o setor militar quanto o civil. Galdino alertou, porém, que países mais desenvolvidos usam essa dualidade para restringir a transferência de tecnologia. O general defendeu o planejamento de longo prazo e a pesquisa orientada à missão para que o Brasil domine tecnologias de ponta.
Impacto social
O coordenador do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova/USP), Marcelo Zuffo, salientou que é preciso transformar a alta produtividade científica das universidades paulistas, em especial a USP, em aplicações que beneficiem diretamente a população e começar "a entender a inovação como um impacto real na qualidade de vida e do bem-estar da população, inclusive na segurança e soberania". O pesquisador endossou a necessidade de reforçar a soberania digital, protegendo recursos essenciais como dados e terras raras e tecnologias críticas como os semicondutores.
Empresas estratégicas
Pelo segmento industrial, palestraram representantes do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde) e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). Em nome do sindicato, o almirante Edesio Teixeira Lima Júnior disse que as políticas públicas devem ser formuladas com base em eixos centrais como pesquisa, desenvolvimento e ética. Talita Zanelato, da Abimde, abordou o Termo de Licitações Especial (TLE) como instrumento jurídico para garantir a capacidade industrial, assegurar o domínio tecnológico e proteger as empresas estratégicas de defesa.
Fomento
Do lado do Governo paulista, gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP) enfatizaram os instrumentos de financiamento, a capacidade de inovação e as medidas de atração de investimentos. O pesquisador Carlos Frederico de Oliveira Graeff afirmou que a Fapesp fomenta desde a pesquisa básica até programas de inovação tecnológica para empresas. Ele pontuou que a ausência de uma estrutura sólida de governança representa um desafio para a pesquisa científica no país.
Presenças
Entre as autoridades militares que compuseram a mesa estavam os generais de Exército Hertz Pires do Nascimento e Pedro Celso Coelho Montenegro e o major-brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações