Audiência na Alesp debate redução de aulas de filosofia e sociologia nas escolas paulistas

Reunião foi promovida pela deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP) em parceria com o deputado Carlos Giannazi (Psol)
08/12/2025 18:22 | Educação | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid

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Audiência debate redução de aulas de filosofia e sociologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Giannazi: disciplinas essenciais para reflexão crítica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciene: governador ataca grade curricular<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Josefa: objetivo é tornar escola em espaço de conformação social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg358183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite da última sexta-feira (5), uma audiência pública que debateu a redução na oferta de aulas de sociologia e filosofia nas escolas paulistas. O evento foi promovido pela deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP) em parceria com o deputado Carlos Giannazi (Psol) e reuniu parlamentares e docentes contrários à diminuição do número de aulas.

"Estamos aqui para cobrar o governo estadual, que reduziu as aulas de filosofia e sociologia, colocando no lugar, por exemplo, aulas de oratória e educação financeira. É um absurdo isso", apontou o deputado Carlos Giannazi. "Essas disciplinas são essenciais não só para formação da cidadania, para a reflexão crítica e para que os nossos alunos saibam quais são as verdadeiras causas das desigualdades sociais e econômicas, mas também porque esses conteúdos são cobrados no Enem e os nossos alunos estão indo defasados para o vestibular", completou o parlamentar.

Na mesma linha, a deputada federal Luciene Cavalcante afirmou que essa defasagem tem ampliado as desigualdades por privar os alunos de terem acesso a esses conteúdos. "O governador ataca os professores e a grade curricular. Ele só não tira de vez a filosofia, a sociologia e outras matérias como artes e educação física, porque são obrigatórias, mas os estados e os municípios têm autonomia federativa para dizer a quantidade dessas matérias", disse Luciene.

Conhecimentos humanísticos

Para a professora e representante da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Josefa Alexandrina da Silva, a troca de disciplinas do campo das humanidades, que estimulam o pensamento crítico, por matérias do campo empresarial tem o objetivo de "impedir a formação de mentalidades democráticas". "O objetivo é tornar a escola um espaço de conformação social e não de formação para a cidadania", disse ela.

A docente ainda criticou outros aspectos que envolvem a política educacional paulista nos últimos anos, como a plataformização e a criação de escolas cívico-militares, e lamentou a falta de atenção à carreira dos professores.

"Um dos elementos fundamentais para o exercício da docência, para a educação democrática e para a melhoria da qualidade do ensino é dar condições dignas de trabalho para os professores", disse Josefa.

Assista à audiência, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

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