Audiência na Alesp debate redução de aulas de filosofia e sociologia nas escolas paulistas
08/12/2025 18:22 | Educação | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite da última sexta-feira (5), uma audiência pública que debateu a redução na oferta de aulas de sociologia e filosofia nas escolas paulistas. O evento foi promovido pela deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP) em parceria com o deputado Carlos Giannazi (Psol) e reuniu parlamentares e docentes contrários à diminuição do número de aulas.
"Estamos aqui para cobrar o governo estadual, que reduziu as aulas de filosofia e sociologia, colocando no lugar, por exemplo, aulas de oratória e educação financeira. É um absurdo isso", apontou o deputado Carlos Giannazi. "Essas disciplinas são essenciais não só para formação da cidadania, para a reflexão crítica e para que os nossos alunos saibam quais são as verdadeiras causas das desigualdades sociais e econômicas, mas também porque esses conteúdos são cobrados no Enem e os nossos alunos estão indo defasados para o vestibular", completou o parlamentar.
Na mesma linha, a deputada federal Luciene Cavalcante afirmou que essa defasagem tem ampliado as desigualdades por privar os alunos de terem acesso a esses conteúdos. "O governador ataca os professores e a grade curricular. Ele só não tira de vez a filosofia, a sociologia e outras matérias como artes e educação física, porque são obrigatórias, mas os estados e os municípios têm autonomia federativa para dizer a quantidade dessas matérias", disse Luciene.
Conhecimentos humanísticos
Para a professora e representante da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Josefa Alexandrina da Silva, a troca de disciplinas do campo das humanidades, que estimulam o pensamento crítico, por matérias do campo empresarial tem o objetivo de "impedir a formação de mentalidades democráticas". "O objetivo é tornar a escola um espaço de conformação social e não de formação para a cidadania", disse ela.
A docente ainda criticou outros aspectos que envolvem a política educacional paulista nos últimos anos, como a plataformização e a criação de escolas cívico-militares, e lamentou a falta de atenção à carreira dos professores.
"Um dos elementos fundamentais para o exercício da docência, para a educação democrática e para a melhoria da qualidade do ensino é dar condições dignas de trabalho para os professores", disse Josefa.
Assista à audiência, na íntegra, na transmissão da Rede Alesp:
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