Juventude: Alesp sedia posse de diretoria do Núcleo São Paulo, rede de empresas juniores paulistas

Grupo alia empreendedorismo e educação com o objetivo de formar jovens lideranças; NSP reúne 67 empresas e mais de 2,3 mil empresários de 31 instituições de ensino superior
11/02/2026 16:28 | Empreendedorismo | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid

Compartilhar:

Posse da nova diretoria do NSP acontece na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento serviu como balanço de 2025<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> NSP reúne 23 mil estudantes empresários juniores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento foi iniciativa da dep. Fabiana Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dezenas de jovens empreendedores ocuparam o auditório Franco Montoro para prestigiar a posse da nova diretoria do Núcleo São Paulo (NSP), rede de empresas juniores paulistas. A cerimônia, que serviu também como um balanço da atividade do grupo em 2025, foi realizada na noite desta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por iniciativa da deputada Fabiana Bolsonaro (PL).

"O Núcleo São Paulo prova que, quando o jovem tem espaço, orientação e desafios, ele entrega resultado, maturidade e transformação. Na política também precisamos de jovens com esse tipo de pensamento, gente com visão, preparo e coragem, para que, no futuro, possam criar políticas públicas que realmente melhorem a vida do povo", disse Fabiana.

A parlamentar coordena a Frente Parlamentar de Apoio e Fomento aos Conselhos Municipais de Juventude e definiu o cuidado com os jovens como uma de suas principais bandeiras. "É a soma da força da juventude com a vontade de fazer do Legislativo. Eu tenho certeza que agora esses jovens vão se desenvolver ainda mais."

A nova presidente-executiva do NSP, Ana Beatriz Chieco, estudante de Administração da Universidade de São Paulo, diz que tem a missão de carregar um legado e se preparar para enfrentar os novos desafios e manter o trabalho frutífero da entidade. "A nossa missão é trazer mais inovações para o Núcleo de São Paulo e ter mais conexões para que possamos contribuir com as pessoas, com a sociedade e ter esse impacto tão legal", disse a jovem.

O Núcleo São Paulo

O Núcleo São Paulo é uma rede de empresas juniores paulistas, que são associações sem fins lucrativos constituídas e geridas por estudantes do ensino superior. O NSP faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro, que conta com cerca de 1,6 mil associações ao redor do país.

Atualmente, o NSP reúne 67 empresas juniores, de pelo menos 31 instituições de ensino superior, de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do Vale do Paraíba e da Baixada Santista. Associações de universidades como USP, Unifesp, Unesp, Mackenzie, PUC, FGV e ITA compõem a rede do Núcleo.

"O Movimento Empresa Júnior é o maior formador de lideranças que temos dentro da universidade. Por meio das empresas juniores, conseguimos não só capacitar jovens para que eles tenham contato com o mercado ainda na graduação, mas também desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e, assim, conseguimos jovens muito mais comprometidos e capazes", detalha Ana Chieco.

Em 2025, as associações do NSP faturaram R$ 17,6 milhões, o que representa 20% de todo o faturamento do movimento de empresas juniores do país. Esse montante é inteiramente reinvestido em educação empreendedora. Ao todo, a rede é composta por 2,3 mil estudantes e executou 1,2 mil projetos no último ano.

A nova presidente da instituição destacou que, além da evolução individual de cada estudante universitário, as empresas juniores promovem efeitos positivos ao país. "Há um impacto para a sociedade por meio dos projetos que as empresas realizam, seja no mercado privado ou com órgãos públicos. Tudo isso é em prol de um Brasil mais empreendedor, mais ético e mais educador", resume a estudante.

Assista ao evento na transmissão da TV Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp