Bruno Covas
(Ex-Parlamentar)


Biografia

Eleito deputado estadual com 122.312 votos, o santista Bruno Covas, de 34 anos, é neto de Mario Covas, seu maior inspirador na política. É advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) e economista pela PUC-SP. Foi presidente estadual e nacional da juventude do PSDB, ocupou cargos na Executiva Estadual e hoje é secretário Geral do PSDB/SP.

Em 2006, foi eleito deputado estadual com o voto de 122.312 paulistas que acreditavam que política e ética devem caminhar juntas. 

Na Assembleia, foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e autor de mais de 60 projetos de lei, entre eles, o PL de Responsabilidade Administrativa, que proíbe a paralisação de obras e programas em mudanças de gestão.

Foi autor da lei que tornou obrigatória a Virada Cultural em todas as regiões do Estado e relator de projetos de lei, como a Nota Fiscal Paulista, que devolve imposto diretamente para o cidadão. Em 2010, foi considerado pelo Movimento Voto Consciente o deputado mais atuante do Estado. Em 2012, foi reeleito com 239.150 votos, a maior votação do Estado.

Em 2011, atendendo à confiança e ao convite do governador Geraldo Alckmin, se tornou Secretário do Meio Ambiente. Empossado no novo cargo buscou garantir preservação e crescimento sustentável. Entre as principais ações realizadas, a revisão da legislação ambiental estadual, reduzindo em 68% o número de resoluções; a criação de unidades de conservação, o aumento do número de áreas verdes, a implantação dos novos padrões de qualidade do ar e a redução do tempo médio de análise para licenciamento de 329 dias, em 2011, para 128 dias, em 2013. Desenvolveu, ainda, ações destinadas ao bem estar animal e campanhas de conscientização contra abandono de animais domésticos. Deu início aos testes para limpeza do Rio Pinheiros e implantou o Cadastro Ambiental Rural. Em abril de 2014, reassumiu seu mandato como deputado estadual, com atuação em várias comissões e presidência de CPI.

 

alesp