Estado de São Paulo Transparência ALESP

Frente Parlamentar de Conscientização sobre a Síndrome de Down

Frente Parlamentar de Conscientização sobre a Síndrome de Down

Ato de Constituição  ATO DO PRESIDENTE - ALESP nº 30, de 24/04/2017

Funcionamento  Data de Ínicio = 24/04/2017 ( Frente Parlamentar em Andamento )

Regimento   Clique aqui para ver o regimento interno da Frente Parlamentar

Coordenador  ROBERTO ENGLER  ( PSDB )

Vice-Coordenador  CARLOS NEDER  ( PT )

 

  Atividades

    3. Avaliação da Educação Inclusiva oferecida pela Rede Estadual de Ensino ao aluno com Síndrome de Down

    Ao longo dos meses de julho e agosto, ações de estudo da Política de Educação Inclusiva oferecida pela Rede Estadual de Ensino da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo a estudantes com Síndrome de Down foram realizadas. Diversas fontes de leitura e consulta foram elencadas e analisadas. Além disso, buscou-se diálogo com pessoas que possam colaborar nesse estudo, sejam por sua experiência profissional, por sua dedicação acadêmica ao tema ou por sua vivência pessoal como aluno com Down ou como familiar de estudante com Down. Em setembro, um questionário de avaliação da Política de Educação Inclusiva oferecida pela Rede Estadual de Ensino da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (para acessá-lo, clique aqui) foi enviado, por correio eletrônico, a cerca de 30 pessoas previamente contatadas e também às Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) do estado de São Paulo. A intenção, a partir desse levantamento e das observações provenientes de fontes bibliográficas, como leis, monografias e teses, é a redação de documento que seja disponibilizado à Secretaria Estadual da Educação a fim de apontar pontos prioritários que possam ser objeto de atenção da pasta em busca de melhorias. Que fique claro que o trabalho em andamento almeja a construção coletiva, fundamentada na colaboração de diversas pessoas, com visões complementares, e que o documento a ser produzido será colocado sob os cuidados da Secretaria da Educação com a finalidade de contribuir com a evolução da Educação Inclusiva no estado de São Paulo, objetivo que, sabemos desde já, é compartilhado por aquela pasta. Ressalte-se ainda que a participação de cada pessoa disposta a compartilhar suas impressões será devidamente mencionada quando da conclusão desse trabalho.

    2. Palestra sobre a Inclusão Escolar e o Plano de Ensino Individualizado

    Por ocasião do lançamento da Frente Parlamentar de Conscientização sobre a Síndrome de Down, no dia 24 de junho de 2017, em Franca, as professoras Gabriela Valadão, pós doutoranda em Educação Especial na Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), e Patrícia Zutião, doutoranda em Educação Especial na UFSCar, fizeram uma palestra, com duração aproximada de 45 minutos, sobre aspectos educacionais relacionados ao aluno com deficiência, em especial a Inclusão Escolar e o PEI (Plano de Ensino Individualizado). As palestrantes trataram da proposta de um Plano de Ensino Individualizado diferente do atualmente em vigor e ressaltaram a necessidade da acessibilidade não apenas sob o ponto de vista da estrutura física, mas, sim, centrada na pessoa, em sua plenitude. Falou-se sobre a diferença entre o que o PEI tem como intenção e o que é, de fato, executado, ressaltando que a inclusão não se trata apenas de possibilitar o acesso à Educação por parte do aluno com deficiência, mas de prover acesso, permanência e sucesso. As palestrantes enfatizaram que o Plano Educacional Individualizado deve ser formulado respeitando e observando as especificidades de cada indivíduo, englobando o desenvolvimento da pessoa por inteiro, com enfoque mutidisciplinar. Disseram ainda que o PEI tem três pilares, que são família, profissionais da escola e profissionais da saúde, e que os estudantes devem passar por avaliação contínua e sistemática a fim de certificar se o planejamento estabelecido está sendo adequado.

    1. Lançamento da Frente Parlamentar

    O evento de lançamento da Frente Parlamentar de Conscientização sobre a Síndrome de Down, coordenada pelo deputado estadual Roberto Engler, foi realizado em Franca, no dia 24 de junho de 2017. Mais de 150 pessoas participaram de encontro organizado com apoio do Movimento Crer pra Ver, que reúne pais de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Na oportunidade, o deputado estadual Carlos Neder foi oficializado como vice-coordenador da frente parlamentar e o regulamento do órgão foi aprovado.

    Voltar

 

  Composição