21/08/2017 - 43a Solene

HOMENAGEM AOS GUARDAS MUNICIPAIS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO / CORONEL TELHADA
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MARIA CRISTINA DE CASTRO SILVEIRA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para prestar "Homenagem às Guardas Municipais". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da GCM de São Paulo. Tece agradecimentos à Guarda Civil Metropolitana pelo trabalho desenvolvido nos municípios. Afirma a disponibilidade desta Casa em relação às demandas desse órgão. Pede que a GCM incentive o desenvolvimento de valores por crianças e adolescentes. Lamenta a ausência, segundo ele, desse objetivo nas escolas do Brasil.
4 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre suas experiências profissionais junto ao deputado Coronel Camilo e à GCM. Defende o armamento dos servidores das Guardas Municipais. Exalta o papel do órgão para a sociedade brasileira. Critica a diferença de tratamento existente, a seu ver, em relação a bandidos e policiais. Reprova partidos políticos contrários a tornar o uso de fuzis crime hediondo. Defende a valorização das forças de segurança.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Critica a exaltação do crime pela mídia. Frisa seu compromisso com a valorização dos policiais. Anuncia a exibição de vídeo institucional da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Anuncia homenagem às guardas municipais do estado de São Paulo, com entrega, ao comando da GCM da cidade de São Paulo, de placa comemorativa.
6 -  ADELSON DE SOUSA
Comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, cumprimenta os presentes. Faz agradecimentos aos parlamentares que se mobilizam em favor da GCM. Afirma compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido pela guarda. Lamenta o risco de vida enfrentado pelos profissionais desse órgão. Enumera falecimentos recentes de trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana. Narra ocorrência de agressão a guardas municipais na Emef Prefeito José Carlos de Figueiredo Ferraz. Convida o deputado Coronel Camilo para entregar homenagem ao Sr. André Marcelo Marcolino Ferreira, GCM presente na ocorrência a que se referira.
7 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
8 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência. Entrega a homenagem anunciada.
9 -  VANDERLEI RAMOS
Comandante do CPA/M-2, representando o Sr. Nivaldo Restivo, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Defende a união das forças de segurança com vistas a uma cultura de paz.
10 -  JOSÉ ROBERTO RODRIGUES OLIVEIRA
Secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Relata seus compromissos, como secretário, com a GCM. Defende o uso, pelas guardas municipais, de armamento semelhante ao da Polícia Militar. Discorre sobre ações para melhoria da abrangência e valor do seguro de vida de profissionais do órgão.
11 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Parabeniza a Prefeitura de São Paulo pelo trabalho desenvolvido na Cracolândia. Faz convite para debate acerca do tema, no dia 1º de setembro.
12 -  RICARDO MIRANDA AVERSA
General de brigada, representado o Sr. João Camilo Pires de Santos, comandante do Comando Militar do Sudeste, saúda os presentes. Discorre sobre dificuldades enfrentadas pelos servidores das forças de segurança. Defende a integração dos órgãos de Segurança Pública. Afirma que, a seu ver, a saída para a crise enfrentada pelo Brasil encontra-se no lema da bandeira nacional.
13 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Estende a homenagem desta solenidade a todos os servidores da GCM. Acentua a necessidade, a seu ver, de divulgação de boas práticas. Elogia iniciativas do ex-prefeito Gilberto Kassab em relação à Guarda. Afirma que o prefeito João Doria está, a seu ver, dando continuidade a esse trabalho. Faz apelo aos agentes das forças de segurança para que manifestem, nas redes sociais, pontos de vista pessoais e corporativos acerca de notícias divulgadas pela mídia. Lamenta o falecimento do delegado da Polícia Civil lotado nesta Casa, Sr. Cristian Sant'ana Lanfredi. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp