11/09/2017 - 51a Solene

ENTREGA DA MEDALHA "RADIALISTA DURVAL DE SOUZA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/10/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ CARLOS GONDIM
1 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  GISLAINE RODRIGUES
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa; e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Efetuar a entrega da Medalha "Radialista Durval De Souza"". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem agradeceu.
4 -  VITOR SAPIENZA
Deputado estadual, lembra sua época de escola. Afirma que no Brasil se fala muito e se faz pouco. Menciona a guerra com o Paraguai, ocorrida há muito tempo. Diz estarem os brasileiros mal-acostumados. Destaca a necessidade de investimento no Ensino Básico. Homenageia Paulo Meinberg, fundador do Colégio São Paulo. Informa ter sido o mesmo tricampeão com suas bandas. Relata que foi ele quem incentivou este deputado a aprovar a lei relativa às bandas e fanfarras. Elogia a atuação do deputado Luiz Carlos Gondim. Parabeniza o deputado pela sessão.
5 -  GISLAINE RODRIGUES
Mestre de cerimônias, lê a biografia de Durval de Souza, que dá nome a medalha.
6 -  RODRIGO DE PAULA DE JESUS
Presidente da Associação de Bandas e Fanfarras de Ribeirão Preto, agradece o convite do deputado Luiz Carlos Gondim para participar desta sessão. Cumprimenta todos os presentes.
7 -  LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO
Presidente da Afaban - Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista, agradece a Deus e aos deputados estaduais Vitor Sapienza e Luiz Carlos Gondim por esta homenagem hoje. Afirma que hoje esta Casa está colorida, com apresentações de música e a presença de autoridades militares, prefeitos, vereadores, entre outros. Ressalta que os jovens presentes são os que não seguiram o caminho das armas e das drogas, mas sim dos instrumentos musicais. Diz estar alegre, já que depois de oito anos, Cubatão voltou para o cenário musical. Cita a realização de encontro técnico nesta cidade. Destaca que diversos músicos que iniciaram suas carreiras em bandas de fanfarra, hoje tocam em orquestras. Pede para que a juventude participe cada vez mais. Clama para que o concurso estadual da Secretaria da Cultura seja novamente realizado. Menciona desfile de bandas, que será realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Agradece o convite para participar desta sessão.
8 -  DELGADO NUNES PIOS
Representante dos maestros, regentes e instrutores as Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, diz estar emocionado de participar desta homenagem, após 40 anos trabalhando com bandas e fanfarras, e tentando resgatar os jovens de caminhos tortuosos. Ressalta que muitos dos jovens que iniciaram nestas bandas, tornaram-se homens de bem, tocando em orquestras e também fora do Brasil. Entristece-se com o fato de que a cidade de Santos não tem mais banda. Afirma que não quer que Cubatão perca o título de capital das bandas do Estado de São Paulo. Considera a mesma um celeiro de música, arte e cultura.
9 -  ALEXANDRE SILVA PINTO
Presidente da Federação Paulista de Bandas e Fanfarras, agradece o deputado Luiz Carlos Gondim pela sessão e pelo apoio. Demonstra sua alegria em ver muitas crianças colorindo esta Casa. Afirma que muitas delas irão tocar em grandes orquestras neste País. Destaca um de seus antigos alunos, que hoje toca na Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Diz ser ele um exemplo para todos. Pede uma salva de palmas para todos os músicos presentes hoje nesta homenagem.
10 -  ROSALVINO
Padre, demonstra sua emoção com o encontro de bandas e fanfarras, ocorrido ontem em Itaquera. Informa que mais de 30 corporações desfilaram ontem. Diz estar chateado pois não havia fanfarras de escolas públicas do estado de São Paulo. Ressalta que irá conversar com o governador e o secretário de Educação sobre o assunto. Afirma que a música e o esporte são muito importantes para tirar os jovens dos conflito e das drogas. Parabeniza os deputados Luiz Carlos Gondim e Vitor Sapienza. Considera que os dois políticos são mentes iluminadas. Parabeniza todos os músicos e artistas presentes hoje nesta Casa.
11 -  GISLAINE RODRIGUES
Mestre de cerimônias, presta homenagens para: Associação Cultural Dom Bosco, representada pelo padre Rosalvino; major Elias Batista do Nascimento, comandante do Corpo Musical da PM; Ademário da Silva Oliveira, prefeito de Cubatão; e Sr. Marco Antonio Giro, prefeito de Bocaina. Anuncia a exibição de banda, com uma peça musical. Presta homenagem ao Sr. Vanderlei Polizeli, prefeito de Iperó, representado pelo regente Cafu. Anuncia a apresentação da peça musical da banda desta cidade. Presta homenagens para: Sra. Fábia Porto, prefeita de Santa Isabel, seguida de apresentação musical da banda da cidade; Sr. Sérgio Galvanin Guidio Filho, prefeito de Ipaussu e seu vice-prefeito Tiãozinho; e Sr. Valério Antonio Galante, prefeito de Serrana, representado pela secretária municipal de Educação, Juliana Barbosa, seguida de apresentação musical da banda desta cidade. Presta homenagens para: Sr. Toninho Paiva, vereador de São Paulo, representado pelo Sr. André Luiz Barbezani; Sr. Wilson Pio, vereador de Cubatão; Sr. Francisco Leoni Neto, de Bariri; e Sr. Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, representado pelo Sr. Adbailson Cuba, diretor da Secretaria Municipal de Cultura. Anuncia a apresentação de banda com uma peça musical. Presta homenagens para: Sr. Luiz Roberto Silva, radialista do programa Jornal da Cidade, da região da Baixada Santista; Sr. Professor Dr. José Rui Camargo, reitor da Unitau - Universidade de Taubaté; Sra. Luciana Duarte, em nome da Usiminas; Rogério Catarinacho, em nome da Unipar Carbocloro; Sr. Vitor Sapienza, deputado estadual; Sr. Paulo Meinberg Jr., in memoriam, do Colégio Jardim São Paulo, representado por sua filha e esposa; e Banda Marcial Escola Senai "Profº João Baptista Salles da Silva", de Americana, representado pelo Sr. Marcelo, que fez duas apresentações musicais.
12 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Entrega medalhas e diplomas para todas as associações presentes, representadas pelos membros da Mesa. Faz coro ao pronunciamento de um dos prefeitos, quando o mesmo ressaltou a necessidade de investimento na cultura e na música. Diz ser este o mínimo a ser feito. Ressalta que cobra constantemente o Governo do Estado. Destaca a alegria desta Casa hoje, nesta homenagem. Afirma ser esta solenidade para todos os artistas que vieram a este Legislativo representar suas cidades. Parabeniza todos os presentes e os maestros. Informa que dia primeiro de outubro ocorrerá um desfile de bandas e fanfarras na Avenida Paulista, em São Paulo. Anuncia música para o encerramento da solenidade. Pede para que todos aqueles que trabalham com cultura continuem ajudando. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp