15/03/2018 - 10a Solene

ENTREGA DO XXI PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS DE 2017
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/04/2018:

Resumo da Sessão
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Carlos Bezerra Jr., na direção dos trabalhos, para "Entrega do XXI Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos de 2017". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz leitura de breve narrativa histórica de Santo Dias. Anuncia a presença da filha do homenageado, Luciana Dias, e de sua neta, Letícia Dias. Lembra o trágico falecimento da Marielle Franco, vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, assassinada na noite de 14/03, na Capital fluminense. Exibe vídeo a seu respeito. Pede homenagem a vereadora, de um minuto de silêncio. Discorre sobre o conceito de Direitos Humanos. Exalta a atuação da vereadora Marielle Franco em prol desta área. Realiza a entrega do Prêmio Santo Dias, in memorian, à Marielle Franco, por decisão dos membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, representada por Luciana Dias, filha de Santo Dias.
2 -  LUCIANA DIAS
Filha de Santo Dias, declara-se emocionada em representar a vereadora Marielle Franco. Traça paralelo desta morte com a de seu pai, pois ambos defendiam uma sociedade mais justa e igualitária.
3 -  ALENCAR SANTANA BRAGA
Deputado estadual, exalta os que defendem e trabalham pelos Direitos Humanos. Elogia a atuação da liderança homenageada, Sra. Lurdinha. Parabeniza a todos os agraciados com o Prêmio Santo Dias nesta noite.
4 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a entrega do Prêmio Santo Dias à liderança do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Sra. Lurdinha.
5 -  MARIA DE LOURDES PEREIRA (LURDINHA)
Líder do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, discorre sobre a trajetória de Santo Dias. Entoa canção em sua homenagem. Defende a necessidade da reforma agrária. Agradece a todos pela homenagem.
6 -  CLÉLIA GOMES
Deputada estadual, discorre sobre o trabalho do homenageado Sr. Antônio Conrado Senoni Junior. Enaltece sua atuação em prol dos necessitados.
7 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia entrega do Prêmio Santo Dias ao fundador da Casa Padre Pio, Sr. Antônio Conrado Senoni Junior, representado nesta solenidade pela Sra. Gil Freitas. Faz apresentação do "Pimp My Carroça", movimento liderado pelo ativista e artista Thiago Mundano, que trata de promover a autoestima dos catadores de materiais recicláveis. Realiza a entrega do Prêmio Santo Dias ao Sr. Thiago Mundano.
8 -  THIAGO MUNDANO
Ativista e artista, lamenta o assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. Discorre sobre a violência no Brasil, citando dados de homicídios. Lembra a morte do morador de rua, Ricardo Oliveira Santos, baleado por um policial militar no bairro de Pinheiros, em 2017.
9 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia apresentação de vídeo sobre o movimento "Pimp My Carroça".
10 -  MARCOS MARTINS
Deputado estadual, discorre sobre a atuação da homenageada Sônia Rainho, militante em prol dos Direitos Humanos, no município de Osasco. Afirma que a homenagem é bastante justa.
11 -   PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a entrega do Prêmio Santo Dias à ex-coordenadora da Mulher e Programação Racial de Osasco e ex-vereadora da Câmara Municipal de Osasco, Sra. Sônia Rainho.
12 -  SÔNIA RAINHO
Ex-coordenadora da Mulher e Programação Racial de Osasco e ex-vereadora da Câmara Municipal de Osasco, relata trabalho social em conjunto com deputado Marcos Martins, em Osasco. Agradece a todos os parceiros de trabalho de sua trajetória.
13 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Faz apresentação do trabalho da Sra. Samira Bueno Nunes, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização da sociedade civil na área de segurança pública. Discorre sobre a atuação da homenageada contra a violência. Anuncia a exibição de vídeo em sua homenagem. Realiza a entrega do Prêmio Santo Dias à agraciada.
14 -  SAMIRA BUENO NUNES
Diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, agradece a equipe de trabalho da instituição que dirige. Declara-se indignada com o assassinato de Marielle Franco, vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
15 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Faz apresentação da atuação em prol dos Direitos Humanos, na área jurídica, do Sr. Oscar Vilhena Vieira. Realiza a entrega do Prêmio Santo Dias ao agraciado.
16 -  OSCAR VILHENA VIEIRA
Advogado, afirma que os Direitos Humanos são desrespeitados há muito tempo no Brasil. Considera que o assassinato de Marielle Franco, vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, é um ataque a toda a sociedade. Discorre sobre a violência contra a pessoa humana no país, citando dados sobre o assunto.
17 -  JOÃO PAULO RILLO
Deputado estadual, cumprimenta todos os homenageados da solenidade. Discorre sobre a atuação social de Guilherme Boulos em prol dos trabalhadores sem teto. Lamenta o assassinato de Marielle Franco, vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Situa o ocorrido dentro de contexto do que considera ser um golpe de estado, no atual quadro político do país. Critica os que investem contra a institucionalização dos Direitos Humanos no estado de São Paulo. Defende a luta social pela moradia. Afirma que não podemos perder a esperança diante do quadro de grave crise política no qual vivemos.
18 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Realiza a entrega do Prêmio Santo Dias ao coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Sr. Guilherme Castro Boulos, representado nesta solenidade por Débora Pereira.
19 -  DÉBORA PEREIRA
Representante de Guilherme Boulos, exalta a liderança social e política do agraciado. Lamenta o assassinato de Marielle Franco, vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Lê poema em sua homenagem.
20 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Destaca a importância de lideranças atuantes na área dos Direitos Humanos. Afirma que a união entre os que têm posições políticas divergentes, em prol da promoção da dignidade humana, é fundamental. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp