05/03/2018 - 6a Solene

HOMENAGEM ÀS MULHERES QUE BRILHAM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/03/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CLÉLIA GOMES
1 -  CLÉLIA GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EDSON SERBONCHINI
Mestre de cerimônias, nomeia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem às Mulheres que Brilham", por solicitação desta deputada. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" .Tece considerações elogiosas direcionadas às mulheres. Valoriza a capacidade feminina de superar momentos delicados na vida. Manifesta contentamento pela oportunidade de propor a solenidade. Faz breve relato de sua família. Valoriza a conquista de direitos femininos.
4 -  EDNA VASSELO GOLDONI
Fundadora do Instituto Vasselo Goldoni, saúda os presentes. Informa que fora criada sob princípios de igualdade e valorização da mulher. Tece breve relato de sua mudança para a Capital, em busca da realização de sonhos. Assevera que assumira o protagonismo de sua história. Anuncia que passara fome e frio na cidade. Afirma que deixara a biomedicina e tornara-se vendedora. Noticia o recebimento de prêmios consecutivos, na categoria em que trabalha. Enaltece congressos e programas destinados ao reconhecimento da mulher. Aduz que espera homenagear cerca de 10 mil mulheres, com entrega de colar, no presente ano.
5 -  DAMARIS DIAS MOURA KUO
Presidente da Comissão de Direitos e Liberdade Religiosa da OAB/SP, cumprimenta os presentes. Discorre acerca de encontro na região leste da Capital, com mulheres. Registra que apesar da importância da figura feminina em família e em espaços de convivência, o feminicídio é frequente no País. Acrescenta que a violência doméstica contra as mulheres é uma questão de saúde pública. Informa que a cada hora e meia há uma morte relacionada ao tema. Enaltece a campanha preventiva denominada "Quebrando o Silêncio". Tece considerações a respeito da Lei Maria da Penha. Lamenta a frequência de violência física, moral e psicológica contra a mulher. Defende o aperfeiçoamento do instrumento punitivo legal. Aduz que a presente semana favorece a reflexão e a tomada de decisões.
6 -  MARTA LÍVIA SUPLICY
Presidente nacional da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil, saúda os presentes. Afirma que as mulheres presentes na solenidade representam a totalidade dos recantos do Estado. Diz que fora bem recebida quando mudou-se do Rio Grande do Sul para São Paulo. Enaltece o trabalho de movimentos que visam ao combate da violência doméstica e à promoção de saúde, de sustentabilidade e de respeito a gênero e à etnia. Reflete acerca de contingências a afetar mulheres, como o câncer de mama, a menopausa, o racismo e sua relação com o mercado de trabalho desigual. Informa que no intervalo de 11 minutos uma mulher é vítima de assédio sexual. Salienta a relevância de programas direcionados ao acolhimento de mulheres. Manifesta preocupação com o pleito eleitoral que se aproxima. Acrescenta que é mais importante a escolha dos representantes a exercerem mandato no Congresso Nacional. Conclui que a campanha "Um Mais Um" revela a disposição de obter um voto para uma mulher.
7 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Faz breve relato de sua representatividade no Estado. Informa que visitara todas as cidades em que fora votada. Agradece o voto de Andressa Ramos, da cidade de Elias Fausto.
8 -  JI NA PARK
Procuradora do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Discorre acerca de sua origem coreana e mudança para o Brasil, após moradia no Paraguai. Reflete sobre sua trajetória profissional e esforços direcionados à carreira como servidora pública. Valoriza o bom hábito da leitura, presente desde os 6 anos de idade.
9 -  ADRIANA RAMALHO
Vereadora à Câmara Municipal de São Paulo, saúda os presentes. Comemora a importância do mês de março para as mulheres. Afirma que é tempo de recebimento simbólico de elogios, mas também de reflexão e de discussão intensa a favor dos direitos das mulheres. Lamenta diferenças salariais entre os sexos, na mesma função. Afirma que 52% das mulheres agredidas não denunciaram as agressões sofridas. Ressalta os benefícios dos avanços em tecnologia e em informação. Acrescenta que pesquisas virtuais do tema "feminismo" têm crescido. Lembra-se do ativismo de Malala contra a ingerência Talibã. Comenta manifestações levadas a efeito na entrega do Oscar, em Hollywood. Comenta o trabalho da Dra. Gabriela Mansur, idealizadora do programa "Tempo de Despertar", aplicado em Taboão da Serra, tendente a promover a conscientização dos homens quanto ao respeito à mulher. Defende debate plural e apartidário em benefício das mulheres. Manifesta a intenção de estimular mulheres a perseguirem espaços de liderança e de decisão na política. Conclui que Deus renova esperanças diante de decepções.
10 -  EDSON SERBONCHINI
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de placas às homenageadas.
11 -  HENRIETE MIRRIONE
Assessora de imprensa da deputada Clélia Gomes, anuncia a entrega de placa à parlamentar.
12 -  PAULA ZAMPIERI
Cantora, faz interpretação musical.
13 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp