16/04/2018 - 24a Solene

HOMENAGEM À 50ª TURMA DE FORMANDOS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO E LANÇAMENTO DO SELO COMEMORATIVO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para prestar homenagem à "50ª Turma de Formandos da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e efetuar o lançamento de Selo Comemorativo", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional. Anuncia apresentação musical do Coral Canta Santa, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, sob a regência do maestro Caio de Oliveira, com as músicas "Esse Seu Olhar", de Tom Jobim e "Vilarejo", de Marisa Monte.
2 -  FLÁVIA COLLUCI YARCHELL
Presidente do Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, agradece os presentes. Menciona que é um desafio representar um corpo estudantil tão heterogêneo. Elogia a disposição dos alunos da Santa Casa em transformar a Saúde Pública do País. Enaltece a qualidade do ensino oferecido pela instituição.
3 -  PAULO AUGUSTO AYROSA
Representante dos professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, cumprimenta os presentes. Lembra sua trajetória na faculdade Santa Casa enquanto estudante e depois professor. Faz histórico da instituição. Menciona a missão da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo de orientar os estudantes com ética e responsabilidade social.
4 -  PAULO CARRARA DE CASTRO
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, agradece esta homenagem à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e cumprimenta os presentes. Enaltece o princípio de dedicação ao próximo ensinado aos formandos. Destaca a formação humanista oferecida pela instituição a seus alunos.
5 -  ROBERTO MITIAKI ENDO
Representante de todas as 50 turmas formadas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, lembra sua formação enquanto estudante na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Discorre sobre tentativas de renovação das metodologias de ensino da instituição. Destaca a importância da formação humanizada oferecida pela Santa Casa. Enfatiza o papel social desempenhado pelo hospital.
6 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Anuncia apresentação musical do Coral "Canta Santa" da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com as músicas: Tamba - Tajá, de Waldemar Henrique e Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
7 -  JOSÉ CÂNDIDO DE FREITAS JUNIOR
Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, cumprimenta os presentes. Destaca que a Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. Agradece ao Conselho Curador e à Irmandade da Santa Casa pela parceria.
8 -  ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA
Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, menciona duas citações do autor Guimarães Rosa. Critica a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff na área da Saúde. Lamenta as dificuldades financeiras enfrentadas pela Santa Casa de São Paulo. Elogia os princípios éticos ensinados aos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Faz histórico da instituição de ensino. Agradece aos professores da faculdade pelo profissionalismo.
9 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Saúda, em nome desta Casa, os membros da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. Destaca que a faculdade oferece pesquisa e ensino de qualidade formando profissionais éticos. Lembra sua participação na criação da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas. Critica o subinvestimento de recursos públicos para as Santas Casas. Menciona lei, de sua autoria, que tornou permanente o auxílio financeiro do governo do Estado às instituições filantrópicas, chamado de Santas Casas SUStentáveis.
10 -  TONICO RAMOS
Presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, cumprimenta as autoridades presentes, parlamentares, médicos e professores. Faz histórico da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Elogia a fundação por manter princípios éticos antigos e práticas modernas. Comenta a recente crise política no País.
11 -  GERCÍLIO DE ASSIS
Representante do Cerimonial do Correios, conduz o lançamento do selo e do carimbo dos Correios em homenagem às 50 turmas formadas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
12 -  EDSON GONÇALVES DE ARAÚJO
Representante dos Correios, discorre sobre a homenagem dos Correios à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com peça filatélica exclusiva.
13 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Anuncia apresentação musical do coral "Canta Santa" da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com a música "Rosa Amarela", de Heitor Villa Lobos, e "Gaudeamus Igitur", hino universitário popular inspirado na obra de J. Brahms. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp