28/05/2018 - 34a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLÃO PIGNATARI
1 -  CARLÃO PIGNATARI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  CARLÃO PIGNATARI
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Comunidade Turca em São Paulo". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  FERNANDO CAPEZ
Comenta viagem à Turquia, que realizou juntamente com o deputado Carlão Pignatari a convite do Centro Cultural Brasil - Turquia. Elogia o trabalho social realizado neste país. Comenta perseguições políticas sofridas pelo centro cultural, em São Paulo. Enaltece o trabalho realizado pelo Sr. Mustafa Goktepe, presidente da instituição.
5 -  ANA HELENA CURTI
Presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil - Turquia, cumprimenta os presentes. Comemora lei, aprovada nesta Casa, que instituiu o Dia da Comunidade Turca em São Paulo. Destaca a importância do centro cultural em promover a arte e cultura a serviço dos direitos humanos.
6 -  MUSTAFA GOKTEPE
Presidente do Centro Cultural Brasil - Turquia, comenta ausências ocorridas em razão de crise de combustível no Brasil. Faz histórico do Centro Cultural Brasil - Turquia. Defende a instauração de uma cultura de paz e harmonia. Destaca a realização de atividades artísticas culturais promovidas pelo CCBT. Comenta conflitos políticos que estão ocorrendo na Turquia atualmente.
7 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia o início da 4ª Edição da Entrega de Prêmios do Centro Cultural Brasil-Turquia, tendo convidado o deputado estadual Fernando Capez para realizar a entrega do prêmio ao Sr. José Carlos Oliveira, superintendente do INSS do Estado de São Paulo, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo.
8 -  JOSÉ CARLOS OLIVEIRA
Superintendente do INSS do Estado de São Paulo, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo, cumprimenta os presentes. Manifesta seu apoio à comunidade turca no Brasil. Afirma se orgulhar da aprovação de projeto de lei municipal que incorporou ao calendário oficial o Dia da Turquia. Tece comentários sobre a situação política atual na Turquia.
9 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a ausência dos homenageados Rossana Valéria de Souza e Silva, diretora executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Convida o deputado estadual Carlão Pignatari para realizar a entrega do prêmio do Centro Cultural Brasil-Turquia ao Sr. Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo.
10 -  SÉRGIO FAUSTO
Superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo, comenta sua ancestralidade turca. Critica interferências do Consulado da Turquia impedindo que os turcos que vivem no Brasil exerçam seus direitos. Destaca o papel do CCBT em denunciar tais atos.
11 -  PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Comenta interferências do Consulado Turco em situações políticas recentes no Brasil. Defende as liberdades democráticas.
12 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de Cerimônias, convida Sra. Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil - Turquia, para realizar a entrega do prêmio do Centro Cultural Brasil-Turquia ao Sr.Adriano Carneiro Giglio, chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, membro do Conselho Consultivo do CCBT no Rio de Janeiro.
13 -  ADRIANO CARNEIRO GIGLIO
Chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e membro do Conselho Consultivo do CCBT no Rio de Janeiro, discorre sobre projeto piloto realizado em conjunto com o CCBT no Rio de Janeiro a fim de criar colégios interculturais, em que os alunos estudam línguas e aspectos culturais de outros países, como a Turquia. Elogia a parceria do centro cultural com o governo do Rio de Janeiro. Enaltece o povo turco. Agradece a homenagem.
14 -  PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp