25/04/2018 - 52ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  VITOR SAPIENZA
Discorre sobre a questão do teto salarial para servidores públicos estaduais. Defende a elevação deste limite, com a aprovação da PEC 5/16.
3 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Saúda a presença dos alunos da Escola Estadual Teotônio Alves Pereira, do bairro do Ipiranga, na Capital, acompanhados dos professores Elias Fernandes de Souza e Jacob da Cruz Borges e Silva.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Defende a alteração da Lei Complementar nº 1093, de 2009, que regulamenta a duzentena e a falta de estabilidade dos professores da categoria "O", da Rede Estadual de Ensino. Cita o PLC 24/15, de sua autoria, que trata do assunto. Afirma que a aprovação da proposta valoriza a Educação pública em São Paulo.
5 -  CORONEL TELHADA
Defende a aprovação da PEC 5/16, que trata da alteração do teto remuneratório dos servidores do estado de São Paulo. Afirma que a proposta valoriza o funcionalismo público estadual. Exibe imagens de suas atividades parlamentares durante a última semana.
6 -  CORONEL CAMILO
Condena a depredação de obras de conjunto habitacional na região da Luz, na Capital. Defende aprovação de projeto, de sua autoria, que obriga o autor de depredação de patrimônio público a ressarcir os danos causados.
7 -  RAFAEL SILVA
Critica o regime comunista da antiga União Soviética e da China. Cita pensamento de filósofos para defender seu ponto de vista.
8 -  MARCOS LULA MARTINS
Exibe vídeo acerca do potencial cancerígeno do amianto. Defende o banimento do produto de toda a cadeia produtiva.
9 -  WELSON GASPARINI
Discorre sobre a importância da Educação pública. Defende a valorização salarial da categoria de professores deste setor.
10 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Cita inspeção a ser feita pelo governo estadual nos trabalhos de melhorias na Rodovia Mogi-Bertioga. Defende a importância da obra para toda a região. Comenta a importância de bandas e fanfarras para a cultura.
11 -  RAFAEL SILVA
Debate questões filosóficas acerca do sentido da vida do ser humano. Discorre sobre as causas que levam os jovens a praticar crimes. Defende que mudanças profundas na sociedade são mais bem induzidas por vontade política firme.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  MARCOS LULA MARTINS
Pelo art. 82, congratula a revista "Carta Capital" por sua edição histórica de número 1000. Tece elogios ao periódico pela seriedade das informações e por seu papel na formação da opinião pública.
13 -  MARCOS LULA MARTINS
Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h38min, reabrindo-a às 16h43min.
15 -  MARCO VINHOLI
Pelo art. 82, discorre sobre aproximações e alianças entre o PT, PCdoB e PSB, nesta Casa. Mostra vídeo de pronunciamento, que critica, do líder do PSB na Câmara Municipal de São Paulo, vereador Camilo Cristófaro. Reprova ações do governador Márcio França em relação a este Parlamento.
16 -  CARLOS CEZAR
Pelo art. 82, desaprova o pronunciamento do deputado Marco Vinholi. Esclarece o posicionamento político do PSB. Defende a independência desta Casa em relação ao Executivo estadual. Fala sobre parcerias políticas entre o ex-governador Geraldo Alckmin e o governador Márcio França. Parabeniza o deputado Wellington Moura pela eleição para a presidência da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
17 -  CAMPOS MACHADO
Para questão de ordem, questiona a validade da reunião em que foi eleito o novo presidente da Comissão de Transportes e Comunicações.
18 -  CAMPOS MACHADO
Pelo art. 82, desaprova a postura dos deputados do PSB em relação à apreciação da PEC 5/16. Faz agradecimentos aos parlamentares que apoiaram o projeto. Discorre sobre prejuízos causados a servidores públicos pela não aprovação do subteto salarial em São Paulo. Defende a independência política deste Parlamento.
19 -  CAMPOS MACHADO
Para comunicação, faz apelo pelo bom relacionamento entre os deputados desta Casa.
20 -  RAUL MARCELO
Pelo art. 82, discursa sobre a crise econômica e social em curso no Brasil, que considera maior do que aquela enfrentada durante o regime militar no País. Critica a entrega de recursos e produções nacionais a empresas estrangeiras. Reprova as propostas do PMDB no documento "Ponte para o Futuro". Faz críticas a partidos políticos, ao MBL, a bancos e à Rede Globo. Frisa a desigualdade social existente em São Paulo.
21 -  MARCO VINHOLI
Para comunicação, anuncia a visita do suplente de vereador à Câmara Municipal de São Paulo, Beto do Social.
22 -  MARCO VINHOLI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
23 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 26/04, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp