26/04/2018 - 53ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/05/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / DOUTOR ULYSSES
Secretaria : DOUTOR ULYSSES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a presença do Sr. Rafael Pitanga Guedes, representando a Defensoria Pública Geral do estado de São Paulo e do Sr. Carlos Henrique Paes de Barros, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Dá boas-vindas aos integrantes da 19ª Edição do Parlamento Jovem Paulista, presentes em plenário. Discorre sobre a função do Pequeno Expediente. Manifesta indignação com o fato de 20 mil professores categoria "O" terem sido demitidos pelo governo estadual. Apela a seus pares pela aprovação do PLC 24/15, matéria contrária à precarização do contrato de professores da Rede Estadual de Ensino.
3 -  DOUTOR ULYSSES
Para comunicação, saúda o aluno Jeferson Domingues dos Santos, da cidade de Riversul, vizinha do município de Itapeva, sua base eleitoral.
4 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Comunica que hoje, nesta Casa, será realizada a abertura da 19ª Edição do Parlamento Jovem Paulista. Agradece a presença de alunos do curso de Relações Internacionais da ESPM, da cidade de São Paulo, acompanhados pela professora Dra. Paola Gonçalves Rangel do Prado Juliano e do Colégio Mário Chamber - Granja Viana, acompanhados pelos professores Marco Antônio Xavier e Jair Fernandes.
5 -  WELSON GASPARINI
Saúda os alunos presentes em plenário. Incentiva os integrantes do Parlamento Jovem a participar da política. Discorre sobre os problemas sociais que assolam o País e a importância da política para a mudança desse cenário.
6 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência. Registra a presença do Sr. Renato Aguilar, presidente da Câmara de Vereadores de Caraguatatuba; Sr. Jailton Jatobá, representando o deputado estadual Paulo Correa Jr.; professor Rafael Kocian, vereador em São José do Rio Pardo; e Sr. Ricardo Romera, pai de jovem parlamentar e secretário de Administração em Caraguatatuba.
7 -  WELSON GASPARINI
Para comunicação, menciona que sua neta Letícia Gasparini estava entre o grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da ESPM, presentes nas galerias.
8 -  CORONEL TELHADA
Tece considerações sobre sua área de atuação como parlamentar. Cita problemas da área de Segurança Pública, comunicando o falecimento de diversos policiais militares no País durante ocorrências policiais. Pleiteia a valorização da categoria pelo Governo do Estado.
9 -  MARCO VINHOLI
Informa os presentes sobre o funcionamento dos trabalhos legislativos. Apresenta os deputados presentes nesta sessão. Congratula a cidade de Tabatinga pelo seu aniversário. Tece comentários sobre as funções da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Menciona que deve elaborar projeto de lei baseado em propositura apresentada em edição passada do Parlamento Jovem. Defende o desenvolvimento de políticas públicas em prol da juventude estadual.
10 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Anuncia a presença de Keli Miranda, chefe de gabinete do deputado Itamar Borges.
11 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Lembra que sua filha participara de edição do Parlamento Jovem Paulista, nesta Casa. Incentiva os jovens presentes no plenário a se envolver na política e a desenvolver atividades em prol da sociedade. Considera prudente a decisão do secretário de Transportes do Estado, Mário Mondolfo, de impedir a liberação da Rodovia Mogi-Bertioga, interditada por deslizamento de terra, devido à falta de segurança.
12 -  EDMIR CHEDID
Cumprimenta os presentes em plenário. Considera insuficiente o prazo estabelecido por resolução da Secretaria de Estado do Turismo para envio de documentação com o fim de classificar estâncias turísticas e municípios de interesse turístico do Estado.
13 -  RAUL MARCELO
Discorre sobre problemas sociais no País que, a seu ver, atingem principalmente os jovens de camadas mais pobres da sociedade. Pontua que a exclusão social e outros problemas atuais são heranças do período da escravidão. Destaca a importância da Educação entre as futuras gerações para mudança de cenário no Brasil. Incentiva a leitura da obra de Darci Ribeiro, "O Povo Brasileiro". Parabeniza a iniciativa dos alunos integrantes do Parlamento Jovem.
14 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 2 de maio, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da 19ª Edição do Parlamento Jovem Paulista, amanhã, às 14 horas e 30 minutos. Levanta a sessão.
alesp