04/06/2018 - 37a Solene

HOMENAGEM AO DIA 10 DE JUNHO - DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência a abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Dia De Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Português" e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia exibição de vídeo para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
2 -  ANTONIO MARCOS
Mestre de cerimonias, dá conhecimento de justificativas de ausência enviadas por autoridades e anuncia a presença de ranchos folclóricos aqui presentes.
3 -  MANUEL MAGNO ALVES
Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Faz histórico do estabelecimento do dia 10/06 como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Considera Camões um dos grandes escritores da literatura universal. Destaca o papel social e cultural exercido pelas comunidades portuguesas nos locais em que se estabelecem.
4 -  PAULO LOURENÇO LOPES
Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, saúda os presentes. Considera a comunidade luso-brasileira em São Paulo a mais importante e mais ativa do País. Comemora o crescimento de brasileiros com cidadania portuguesa. Destaca a importância do passado e da tradição na modernidade de Portugal. Enfatiza que os laços entre Brasil e Portugal vem crescendo nos últimos anos pois os brasileiros redescobriram Portugal e sua cultura. Convida todos a participarem da programação do evento de artes e design 'Experimenta Portugal 2018'.
5 -  ANTONIO MARCOS
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação musical da fadista Glória de Lourdes. Faz breve biografias e anuncia a entrega de homenagens para os Srs. João Aderito da Silva Amaral; João Victor dos Santos Pereira; José Manuel Araújo da Silva; Júlio Luiz Marques; Ramiro Alves da Rocha Cruz; e Salvador Gonçalves Lopes.
6 -  RAMIRO ALVES DA ROCHA CRUZ
Representante dos homenageados, saúda as autoridades presentes. Faz histórico de sua trajetória no Brasil. Menciona o papel exercido pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo. Considera que deseja deixar como legado aos seus descendentes o nacionalismo. Exalta a excelência de ser português. Cita o Tratado da Gratidão de São Tomás de Aquino. Realiza agradecimentos gerais.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Cumprimenta os presentes. Informa que este é o 11º ano em que propõe a realização desta homenagem. Considera que os portugueses têm no trabalho um grande valor pessoal. Faz histórico de sua relação com a comunidade portuguesa. Lembra sua atuação enquanto presidente desta Casa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp