15/06/2018 - 40a Solene

HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA QUÍMICA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/06/2018:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
1 -   LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, atendendo solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, em "Homenagem aos Trabalhadores da Indústria Química do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece a categoria hoje homenageada. Discorre sobre os problemas políticos e econômicos que afetam o País. Comenta as consequências da aprovação da PEC do Teto, pelo governo federal, que congelou os gastos públicos por 20 anos. Adiciona que a medida causou prejuízos para o crescimento do setor industrial do País. Critica ações contra a contribuição sindical. Tece considerações sobre possíveis mecanismos para a reconstrução do Brasil. Destaca a importância dos trabalhadores do setor químico. Menciona ser autor da Lei 16364/17, que instituiu o Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química. Considera que o governo do ex-presidente Lula contribuiu para um País mais justo. Ressalta a importância da eleição de políticos que representem a classe trabalhadora.
4 -  RAIMUNDO SOUZA SUZART LIMA
Presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, discorre sobre o problema de desemprego na indústria química do País. Ressalta a importância do setor para o desenvolvimento do Brasil. Considera negativa a venda da parte da Odebrecht na Braskem. Defende a reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
5 -  LUCILEIDE VARJÃO
Presidente Confederação Nacional do Ramo Químico, discorre sobre problemas de desemprego no País. Frisa a importância do setor químico para o PIB brasileiro. Defende maior representação da classe trabalhadora pelos políticos.
6 -  HÉLIO RODRIGUES
Diretor de Relações Institucionais do Sindicato dos Químicos de São Paulo - Sindiquim, parabeniza a iniciativa do deputado Luiz Fernando Lula da Silva. Destaca a importância da participação popular nesta Casa. Valoriza os trabalhadores da indústria química, que, adiciona, geram riqueza ao País.
7 -  ROSÂNGELA SANTOS
Vereadora de Embu das Artes e diretora licenciada do Sindicato dos Químicos de São Paulo - Sindiquim, comenta a importância dos sindicatos em defesa da classe trabalhadora. Considera que a reforma trabalhista trouxe retrocesso à CLT. Atribui o desemprego à atual política do governo federal. Defende a escolha de políticos que representem a população. Cita a dificuldade da inserção de mulheres na política. Parabeniza a categoria homenageada.
8 -  FRANCISCO CHAGAS
Ex-deputado federal, frisa a importância do ramo químico para a economia do País. Considera golpe o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República. Critica medidas adotadas pelo governo federal atual, que, a seu ver, beneficiam a população mais rica em detrimento da classe trabalhadora. Faz considerações sobre a venda do pré-sal a empresas estrangeiras e seu impacto no valor do combustível. Destaca a importância da eleição de políticos que representem os anseios da população.
9 -  MILTON NUNES DE BRITO
Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas Químicos do ABC, manifesta preocupação com a possível reforma da Previdência. Menciona que, em 2040, a expectativa é de que 50% da população seja composta por idosos. Alerta para o risco de a maioria da população não atingir os requisitos para aposentadoria. Pleiteia a eleição de políticos que defendam os direitos de aposentados e pensionistas.
10 -  JOSÉ BRÁS SOBRINHO
Presidente da Associação dos Aposentados do Sindicato dos Químicos de São Paulo, tece críticas ao governo federal atual. Defende a reeleição do ex-presidente Lula, cujo governo enaltece.
11 -  PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA
Presta homenagem a trabalhadores da Indústria Química do estado de São Paulo, com a entrega de diplomas. Reitera a importância das eleições deste ano para a mudança do cenário nacional. Incentiva a participação da população nas eleições e na política. Discorre sobre os problemas do País nas áreas sociais, causados, a seu ver, pelo governo atual. Defende o ex-presidente Lula, cujo governo enaltece. Tece críticas a medidas do governo Temer, que, a seu ver, vão contra a classe trabalhadora. Defende a eleição de políticos do Partido dos Trabalhadores. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp