08/03/2019 - 8a Solene do Período Adicional

ENTREGA DO PRÊMIO BETH LOBO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/04/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : BETH LULA SAHÃO
1 -  BETH LULA SAHÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Entrega do Prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres", por solicitação de membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz breve relato da história de Beth Lobo. Exibe vídeo e anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo à Sra. Priscila Santos, representante da Sra. Dalila Eugênia Maranhão Dias Figueiredo.
2 -  PRISCILA SANTOS
A representar a homenageada Dalila Eugênia Maranhão Dias Figueiredo, saúda os presentes. Enaltece a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Defende o respeito às mulheres, mormente crianças, idosas, e reclusas.
3 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Comenta índices de violência sobre feminicídio, publicados pelo jornal "Folha de S.Paulo", nesta data.
4 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, faz leitura do currículo da Sra. Natacha Lopes.
5 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo à Sra. Natacha Lopes.
6 -  NATACHA LOPES
Homenageada, saúda os presentes. Agradece pela oportunidade de estar na solenidade. Comenta o trabalho de moda, em beneficio de ex-detentos, empregados em sua atividade empresarial. Indica acesso ao site da Panosocial.
7 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, faz leitura do currículo da Sra. Camila Lissa Asano.
8 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo à Sra. Camila Lissa Asano.
9 -  CAMILA LISSA ASANO
Homenageada, cumprimenta os presentes. Discorre acerca da representatividade do Dia Internacional da Mulher. Manifesta apreço por receber a premiação. Enaltece o papel da política para a sociedade. Reconhece o valor das intituições. Defende a proteção das minorias. Tece considerações a respeito de sua atividade profissional, norteada por questionamentos, denúncias e proposições. Lembra o falecimento de Marielle Franco. Elogia sua mãe. Lembra projeto de lei aprovado por esta Casa, a favor de refugiados. Critica o governo estadual por veto a lei de combate à tortura.
10 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Informa que a derrubada do veto deve ser discutida por este Parlamento, pois há compromisso de deputados neste sentido.
11 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, faz leitura do currículo da Sra. Adriana Barbosa.
12 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo à Sra. Raquel Brasil, representante da Sra. Adriana Barbosa
13 -  RAQUEL BRASIL
A representar a homenageada Adriana Barbosa, saúda os presentes. Informa ser membro do Instituto Feira Preta. Lamenta dados estatísticos sobre feminicídio e discriminação racista. Agradece ao deputado Carlos Bezerra Jr. pela indicação de seu nome ao prêmio.
14 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, faz leitura do currículo da Sra. Tereza Lara.
15 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo à Sra. Tereza Lara.
16 -  TEREZA LARA
Homenageada, saúda os presentes. Defende políticas públicas em benefício das mulheres, principalmente às residentes em periferias. Clama por políticas públicas de moradia, cultura e respeito à infância e ao idoso. Lamenta a superlotação em presídios.
17 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Comenta dados estatísticos sobre a violência contra mulheres. Valoriza a Defensoria Pública.
18 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, faz leitura do currículo da Sra. Joyce Fernandes.
19 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo à Sra. Joyce Fernandes, Preta Rara.
20 -  JOYCE FERNANDES
Homenageada, saúda os presentes. Manifesta contentamento por receber o prêmio. Valoriza mulheres negras. Afirma que há 6 milhões de empregadas domésticas no País. Comenta sua experiência nessa profissão. Dedica a premiação a todas as trabalhadoras do setor e a Marielle Franco, Leci Brandão, Theodosina Ribeiro, Erica Malunguinho, e à sua mãe. Clama a esta Casa políticas públicas a favor de mulheres negras. Defendeu a liberdade do ex-presidente Lula.
21 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, faz leitura sobre o Bem Querer Mulher.
22 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo a Joseane Bernardes.
23 -  JOSEANE BERNARDES
Homenageada, saúda os presentes. Dedica a premiação às 4.011 mulheres atendidas pelo Bem Querer Mulher, sobreviventes da violência.
24 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, faz leitura do currículo da Sra. Dilma Vana Rousseff.
25 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Anuncia a entrega do Prêmio Beth Lobo à Sra. Dilma Vana Rousseff.
26 -  ELEONORA MENICUCCI
A representar a homenageada Dilma Vana Rousseff, saúda os presentes. Sente-se honrada por representar a homenageada. Agradece à deputada Beth Sahão pela solenidade. Lembra que fora ministra da Secretaria de Política Para Mulheres. Tece considerações sobre a vida, ensinamentos e lições de Beth Lobo. Lembra ativismo realizado na CUT, em defesa da igualdade de gênero. Destaca o livro "A classe operária tem dois sexos". Enaltece a relevância da premiação, um tributo a Beth Lobo. Discorre sobre mazelas sociais a afetar principalmente pessoas vulneráveis e mulheres. Lista leis de iniciativa do PT em benefício do sexo feminino. Elogia Flávio Dino e Camilo Santana. Estabelece relação entre a ascensão da extrema direita ao poder e o risco de violência contra as mulheres. Comenta ocorrências de feminicídio, de racismo e de homofobia. Lamenta a morte de Marielle Franco. Critica a reforma da Previdência. Cita fala de Simone de Beauvoir. Defende a libertação de Lula.
27 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Faz agradecimentos gerais. Justifica a homenagem à ex-presidente Dilma Vana Rousseff. Lembra ofensas e discriminação à homenageada. Reflete acerca de fala de policial militar que reproduzira violência contra a mulher. Comenta projeto de lei aprovado nesta Casa, mas vetado, a favor do funcionamento, por 24 horas, da Delegacia de Defesa da Mulher. Acrescenta que hoje faz-se homenagens mas também cobranças de políticas públicas em prol de mulheres, e da Educação. Defende a igualdade de direitos. Encerra a sessão.
alesp