14/06/2019 - 11a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA MARINHA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/08/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CASTELLO BRANCO
1 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para comemorar o "Dia da Marinha e os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Realiza apresentação sobre a estrutura da Marinha do Brasil. Faz histórico de sua atuação nas Forças Armadas, especialmente na Marinha. Destaca a presença da Marinha brasileira na Guerra do Paraguai. Apresenta vídeo sobre a Batalha Naval de Riachuelo, ocorrida em 11/06/1865. Faz esclarecimentos sobre a divisão jurídica e administrativa da Marinha no Brasil. Faz explanação sobre o Amazul, empresa pública com a atribuição de desenvolver tecnologias ao Programa Nuclear Brasileiro e ao setor nuclear da Marinha nacional. Defende que o Brasil possua uma frota de submarinos a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos - Prosub. Faz a entrega de placa em homenagem ao vice-almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, comandante do 8º Distrito Naval, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado de São Paulo, através de suas ações de liderança, gestão, fraternidade e patriotismo, a frente do Comando do 8º Distrito Naval. Convida o senador Major Olímpio para realizar entrega de placa ao vice-almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, comandante do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, pelos relevantes serviços prestados à Pátria no estado de São Paulo.
2 -  CLÁUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA
Vice-almirante e comandante do 8º Distrito Naval, entrega livro que sintetiza a história da Marinha do Brasil ao Sr. Deputado Castello Branco, acompanhado dos deputados estaduais Coronel Telhada e Agente Federal Danilo Balas.
3 -  ANTÔNIO CARLOS SOARES GUERRERO
Vice-almirante e diretor-presidente da Amazul, entrega livro falando sobre a Amazul (Amazônia Azul) ao Sr. Deputado Castello Branco, junto com o Sr. Noriaki Wada, vice-almirante e presidente do Centro Tecnológico da Marinha.
4 -  NORIAKI WADA
Vice-almirante e presidente do Centro Tecnológico da Marinha, entrega miniatura do primeiro submarino com propulsor nuclear ao Sr. Deputado Castello Branco.
5 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Lembra seu reencontro recente com o vice-almirante Noriaki Wada, presidente do Centro Tecnológico da Marinha, após trinta anos.
6 -  NORIAKI WADA
Vice-almirante e presidente do Centro Tecnológico da Marinha, sugere que equipes e grupos possam conhecer o Programa de Desenvolvimento de Submarinos - Prosub.
7 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Considera que o Brasil ocupará um novo patamar na segurança nacional com o desenvolvimento de submarinos, podendo, inclusive, fazer parte da Otan.
8 -  ROBERTO SEBASTIÃO PETERNELLI JÚNIOR
Deputado federal, homenageia a Marinha do Brasil. Lembra a Batalha Naval de Riachuelo, ocorrida em 11/06/1865. Destaca os valores da Marinha, como a defesa da Pátria e manutenção da ordem constitucional. Enfatiza a importância do patrulhamento, salvamento e socorro no litoral, trabalhos executados pelos marinheiros. Lembra missões que a Marinha cumpre na Amazônia e também junto às Nações Unidas. Comenta atuação da Marinha no Programa Antártico Brasileiro, no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, e na Amazul.
9 -  MAJOR OLÍMPIO
Senador, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a importância do Projeto Nuclear desenvolvido pela Marinha. Enfatiza a importância da Marinha e das Forças Armadas para o desenvolvimento da Nação. Lembra atuação do deputado estadual Castello Branco em missão como piloto de helicóptero do Exército brasileiro. Informa participar da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
10 -  CLÁUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA
Vice-almirante e comandante do 8º Distrito Naval, saúda as autoridades presentes nesta homenagem. Elogia a apresentação do deputado Castello Branco. Destaca harmonia entre as Forças Armadas. Explana o contexto da Guerra da Tríplice Aliança, em que ocorreu a Batalha Naval de Riachuelo. Tece elogios à capacidade de superação dos marinheiros e sua coragem frente à adversidade. Faz comentários sobre a atuação da Marinha na área da Amazônia Azul, zelando diuturnamente pelas águas brasileiras. Lista a participação da Marinha brasileira em missões humanitárias. Discorre sobre a ligação do estado de São Paulo com o mar, e logo, com a Marinha do Brasil. Lembra que o Porto de Santos é o maior da América Latina.
11 -  PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
Convida o público a cantar, de pé, o "Hino da Marinha do Brasil". Lembra sua aprovação no exame do Colégio Naval, em 1978. Reconhece o trabalho realizado pelos marinheiros e os saúda. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp