16/05/2019 - 42ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/05/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : GILMACI SANTOS
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita do prefeito do município de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e do vereador Thiago Ilha, da mesma cidade.
2 -  CORONEL NISHIKAWA
Defende o presidente Jair Bolsonaro de críticas por conta do contingenciamento de verbas da Educação. Relata sua participação na abertura de um congresso destinado às lideranças policiais. Lamenta a aprovação, em 15/05, nesta Casa, do PL 1/19. Apoia a concessão de parques públicos à iniciativa privada.
3 -  LECI BRANDÃO
Comenta os protestos de 15/05, em todo o Brasil, contra o contingenciamento de verbas da Educação. Combate medida do governo federal, que, a seu ver, fere a autonomia universitária. Sugere que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deixe o cargo. Parabeniza os parlamentares que votaram contra o PL 1/19.
4 -  AGENTE FEDERAL DANILO BALAS
Pede o apoio de seus pares ao PLC 46/19, de sua autoria, que promove a proteção de servidores públicos que denunciem casos de corrupção a autoridades superiores. Justifica a importância da propositura. Lê o texto da matéria. Informa que dispositivo análogo já existe em âmbito federal.
5 -  CORONEL TELHADA
Exibe imagens do protótipo das novas viaturas da Polícia Militar, que terão partes blindadas. Questiona o posicionamento do Ministério Público Federal, que pediu, na Justiça, a suspensão do decreto presidencial a respeito da posse de armas de fogo. Opõe-se à construção de um parque no Minhocão.
6 -  PAULO LULA FIORILO
Informa que hoje é o Dia do Gari. Diz que seu pai trabalhou no serviço de coleta de lixo. Lamenta a aprovação do PL 1/19. Comenta o posicionamento de vários deputados durante a votação. Faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao governador João Doria. Discorre sobre os protestos de 15/05.
7 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, chama a atenção para a falta de tradução em Libras nas transmissões da TV Assembleia. Solicita que o problema seja resolvido.
8 -  CONTE LOPES
Aprova medidas do governo estadual no que tange à blindagem de viaturas da Polícia Militar e à compra de armamentos. Cobra a concessão de reajuste salarial às forças da Segurança. Defende decreto presidencial acerca da posse de armas de fogo. Lembra a morte de um policial da Rota, assassinado quando saía de casa.
9 -  SARGENTO NERI
Menciona visita que fez às cidades da região de Ribeirão Preto. Defende projeto de lei que propõe a reestruturação da carreira dos praças da Polícia Militar. Considera que o Poder Público não dá a devida atenção às demandas da classe. Parabeniza o governo estadual por decreto que trata da questão.
10 -  TENENTE NASCIMENTO
Lembra que hoje é comemorado o Dia do Gari. Parabeniza os profissionais que cuidam da limpeza desta Casa. Enfatiza a relevância do seu trabalho. Alude a estudo, realizado na USP, acerca da invisibilidade social dos trabalhadores da área. Exibe vídeo em comemoração da data.
11 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Lembra a realização de sessão solene, às 10 horas do dia 17/05, em "Homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde". Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 17/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp