26/08/2019 - 25a Solene

HOMENAGEM AO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO EMBAIXADOR DE ISRAEL NO BRASIL, SR. YOSSI SHELLEY
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/09/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : TENENTE NASCIMENTO
1 -  TENENTE NASCIMENTO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SÉRGIO EWERTON
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Homenagem ao Hospital Israelita Albert Einstein e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Embaixador de Israel no Brasil, Sr. Yossi Shelley". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional de Israel", pelo cantor mirim Kawê Santos; e o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  DAVID WEITMAN
Rabino, profere uma brachá e cumprimenta as autoridades presentes. Abençoa esta Casa. Enaltece a dupla homenagem celebrada hoje, para o hospital e o embaixador de Israel. Disse ser a medicina uma profissão santa. Considera a mesma como a mais nobre arte de servir à Deus, salvando vidas humanas.
5 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Considera uma satisfação e orgulho ter o Hospital Albert Einstein em nossa cidade. Informa ter sido o mesmo eleito por cinco anos seguidos o melhor hospital de São Paulo e dez anos seguidos como o melhor da América Latina. Esclarece que o mesmo se consolidou como um importante centro médico-hospitalar, com um conceituado corpo médico. Lembra que o hospital estabeleceu convênios com a Prefeitura de São Paulo, administrando atualmente mais de 23 unidades públicas da cidade, possibilitando o atendimento de milhões de pessoas com a marca do Einstein. Cita algumas destas unidades públicas. Menciona o compromisso do hospital com a responsabilidade social, desenvolvendo ações sustentáveis e filantrópicas com as comunidades carentes. Destaca o atendimento do Hospital Albert Einstein ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro. Ressalta a excelência no atendimento, as pesquisas e as renomadas faculdades de Medicina e Enfermagem. Relata emendas, de seu mandato, solicitando mais investimentos em hospitais públicos. Exalta a relevante contribuição do Hospital Albert Einstein para o País. Diz ser o hospital digno desta homenagem. Agradece o Hospital Albert Einstein pelos serviços prestados.
6 -  CASTELLO BRANCO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra sua gratidão ao senador Major Olímpio por poder representá-lo nesta solenidade. Agradece a presença de grande parte da bancada do PSL e o deputado Tenente Nascimento por esta homenagem. Destaca a nobreza da missão do Hospital Albert Einstein e da comunidade judaica no País. Lembra o seu treinamento, em 1990, em Israel, para participar da Guerra da Bósnia. Comenta sua visita recentemente ao kibutz mais antigo de Israel, juntamente com uma delegação de brasileiros. Esclarece que o seu pai, um médico judeu, participou da fundação do Hospital Albert Einstein e esteve presente na cerimônia do estabelecimento da pedra fundamental do hospital. Menciona seu título de embaixador da paz, entregue por parlamentares israelitas. Destaca a participação de brasileiros nas lutas pela libertação e independência do Estado de Israel e a presença de técnicos israelenses no Brasil, para ajudar a solucionar o problema da água no Nordeste. Considera justa a homenagem ao Hospital Albert Einstein. Agradece a comunidade judaica e o hospital pelos trabalhos prestados.
7 -  ADALBERTO FREITAS
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes, a comunidade judaica e o deputado Tenente Nascimento pela homenagem. Ressalta sua alegria em participar desta solenidade. Destaca a importância do Hospital Albert Einstein. Lembra a transferência de Jair Bolsonaro para este hospital após atentado durante a campanha presidencial. Agradece a colaboração de Israel com o Brasil.
8 -  FREDERICO D'AVILA
Deputado estadual, cumprimenta o deputado Tenente Nascimento pela solenidade e as autoridades presentes. Agradece a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Discorre sobre semelhanças entre o Hospital Albert Einstein e o Estado de Israel. Destaca o hospital como uma potência e referência em todo o mundo. Afirma que Israel também é uma referência para todo o mundo, com apenas sete milhões e meio de habitantes e uma potência em conhecimento e pesquisa, na área de defesa e toda a tecnologia lá desenvolvida. Comenta matéria publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" sobre reclamação da comunidade judaica pelo uso de símbolos judaicos utilizados por Jair Bolsonaro. Menciona suas raízes judaicas e a existência de posições políticas diferentes dentro da comunidade. Considera Israel como uma nação exemplar. Faz benção em hebraico.
9 -  HENI OZI CUKIER
Deputado estadual, demonstra sua alegria em participar desta solenidade. Agradece o deputado Tenente Nascimento pela homenagem. Parabeniza o Hospital Albert Einstein e o embaixador de Israel Yossi Shelley. Cumprimenta as autoridades presentes. Destaca sua luta pela defesa da comunidade judaica e por Israel. Ressalta a aproximação de Israel por muitas pessoas que entendem a importância da comunidade. Parabeniza o Hospital Albert Einstein pelo trabalho. Afirma que o mesmo representa os valores da comunidade judaica.
10 -  GIL DINIZ
Deputado estadual, saúda o deputado Tenente Nascimento pela solenidade. Cumprimenta as autoridades e a comunidade presentes. Destaca o carinho da família Bolsonaro pelo embaixador de Israel e pela comunidade judaica. Lembra o atentado de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral para a Presidência e a decisão de transferí-lo para o Hospital Albert Einstein. Menciona o cuidado do hospital e da equipe médica com o então candidato à presidente. Demonstra sua alegria e emoção em participar desta homenagem. Ressalta a amizade do povo de Israel com os brasileiros. Cita o auxílio de tropas israelenses em Brumadinho e nas queimadas na Amazônia. Deseja vida longa a amizade entre os dois países. Diz esperar que o Brasil transfira a sua embaixada para Jerusalém, a capital eterna do povo judeu em Israel.
11 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, agradece a oportunidade de participar desta solenidade. Saúda as autoridades presentes. Considera esta homenagem merecida. Afirma ser o Hospital Albert Einstein uma referência mundial, desenvolvendo um trabalho de qualidade. Parabeniza o embaixador de Israel Yossi Shelley. Coloca esta Casa à disposição de todos e para servir o Estado de Israel.
12 -  GILBERTO NASCIMENTO
Deputado federal, demonstra sua alegria em discursar nesta tribuna, onde atuou anteriormente. Considera esta homenagem muito importante. Cumprimenta o deputado Tenente Nascimento e as autoridades presentes. Diz já ter visitado Israel oito vezes. Considera o povo judeu o escolhido pelo Criador. Cita diversas tecnologias importantes desenvolvidas por Israel. Agradece o embaixador Yossi Shelley em nome da Câmara Federal. Destaca a atuação do Hospital Albert Einstein na área médica e também na filantrópica. Ressalta o atendimento do hospital às classes menos favorecidas, por meio de convênios com o município. Agradece o convite para participar desta solenidade.
13 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Anuncia a exibição de vídeo institucional do Hospital Israelita Albert Einstein; e a homenagem, com entrega de Diploma de Mérito Legislativo ao Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e sua esposa Meyre; ao Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; ao Dr. Leandro Echenique, professor de Pós-Graduação da Unifesp e Cardiologista do Hospital Albert Einstein e sua esposa; à equipe multiprofissional do Hospital Israelita Albert Einstein, representada pela Sra. Raquel Caserta; e à equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein, representada pelo Dr. Leonardo Rolim. Anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sr. Deputado Gil Diniz, representando o presidente da República Jair Bolsonaro; ao Sr. Ruben Schechter, presidente da Associação Brasileira de Transporte de Valores - ABTV e vice-presidente executivo da Federação Nacional das Empresas de Transporte de Valores - Fenaval; e ao Dr. Renato Kalil, pelas relevantes contribuições à saúde em nosso estado de São Paulo e sua esposa Ilana Kalil. Destaca a importância do trabalho realizado pelo Dr. Renato Kalil. Parabeniza o médico. Anuncia a apresentação do Coral da PM com a canção "Caçador de mim".
14 -  SÉRGIO EWERTON
Mestre de cerimônias, anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa ao Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; e ao Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Anuncia a entrega de placa comemorativa ao Sr. Deputado Tenente Nascimento, proponente desta solenidade. Anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sr. Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil; e ao Sr. Alon Lavi, cônsul-geral de Israel em São Paulo.
15 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Anuncia a exibição de vídeo sobre Israel.
16 -  DR. SIDNEY KLAJNER
Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em receber este reconhecimento e ter sido escolhido para cuidar de Jair Bolsonaro em momento crítico. Afirma ser o Einstein um hospital de excelência, uma referência para o Brasil e o mundo. Informa que o mesmo apresenta indicadores de resultado em patamares em muitas vezes superiores aos de entidades no mundo todo. Destaca o acolhimento e o humanismo, além do respeito à privacidade de cada paciente, aliadas à qualidade e experiência. Esclarece que os mesmos cuidados dedicados à Jair Bolsonaro são destinados a todos os pacientes do hospital, assim como às instituições públicas, por meio de parcerias com o Poder Público. Ressalta que o propósito de criação do Einstein, há mais de 60 anos, foi o de retribuir o excelente acolhimento dos brasileiros à comunidade judaica. Esclarece que a missão do hospital é entregar vidas mais saudáveis para todos os cidadãos do País. Lembra de todos os presidentes que o antecederam. Discorre sobre a contribuição do Einstein para o atendimento do SUS, o desenvolvimento de atividades de ensino em todo o Brasil, pesquisa e inovação por meio de uma incubadora de startups. Enaltece o fortalecimento entre os povos e a aproximação entre Brasil e Israel, que conta com a participação do embaixador Yossi Shelley. Agradece o deputado Tenente Nascimento por esta homenagem e todos os presentes. Diz ter sido uma honra e um privilégio cuidar do presidente, em nome dos profissionais do Einstein.
17 -  DR. CLAUDIO LOTTENBERG
Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, cumprimenta o deputado Tenente Nascimento e todas as autoridades presentes. Rememora as diversas vezes em que esteve nesta Casa participando de merecidas homenagens. Lembra a história do povo judeu, que encontrou no Brasil uma oportunidade de reconstrução de suas vidas, após o Holocausto na Europa. Afirma que a criação do hospital teve como objetivo retribuir a hospitalidade e o acolhimento do povo brasileiro. Esclarece que, para judeus, o maior dos valores é a vida e por este motivo, decidiram construir um templo à saúde. Menciona o atendimento de pacientes pelo SUS como uma forma de praticar a assistência social, um dos valores do judaísmo. Afirma que o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro foi tratado com respeito, discrição e de maneira responsável, uma das políticas da organização. Discorre sobre a importante participação do Brasil na criação do Estado de Israel, pelo apoio de Oswaldo Aranha durante uma sessão da Assembleia Geral da ONU. Considera que hoje temos a melhor relação entre Brasil e Israel de todos os anos. Diz ser a homenagem ao embaixador de Israel merecida, também pela sua participação na aproximação entre os dois países. Agradece a iniciativa do deputado Tenente Nascimento.
18 -  PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO
Lembra a criação do Estado de Israel, com a participação de judeus de todo o mundo. Menciona a Assembleia da ONU, comandada pelo brasileiro Oswaldo Aranha, que após o Holocausto, passou a discutir o futuro do povo judeu, decidindo pela criação de Israel em 1948. Discorre sobre a relação entre Brasil e Israel e a comunidade judaica brasileira. Lembra do apoio das tropas israelenses no resgate de sobreviventes em Brumadinho. Elogia a atuação do embaixador de Israel no Brasil Yossi Shelley. Considera os judeus um povo amado por Deus. Lê frase do livro Salmos. Agradece o embaixador Yossi Shelley.
19 -  SÉRGIO EWERTON
Mestre de cerimônias, anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Yossi Shelley, embaixador de Israel no Brasil.
20 -  YOSSI SHELLEY
Embaixador de Israel no Brasil, agradece o deputado Tenente Nascimento pela homenagem e as autoridades presentes. Diz ser uma honra a parceria entre Israel e Brasil. Destaca o excelente trabalho realizado pelo Hospital Albert Einstein para ajudar todos, inclusive os que possuem menos recursos. Afirma que o Hospital Albert Einstein é uma referência mundial na medicina, possuindo os melhores médicos, tecnologia e equipamentos. Cita o auxílio de Israel aos focos de queimadas na Amazônia. Comenta o artigo do jornal "O Estado de S. Paulo", sobre o uso de símbolos judaicos pelos evangélicos. Esclarece que os judeus e evangélicos são grandes amigos e que os mesmos sempre os apoiaram. Considera um orgulho o uso dos símbolos de Israel por eles. Agradece os policiais e os bombeiros de Brumadinho. Lê trecho de Isaias, que diz que o povo de Israel tem que ser luz para todo o mundo. Menciona o uso da tecnologia e da sabedoria para ajudar todos. Agradece a homenagem recebida. Entrega uma mezuzá para o deputado Tenente Nascimento.
21 -  TENENTE NASCIMENTO
Presta homenagem, com entrega de medalha, a autoridades militares, em referência ao Dia do Soldado, celebrado no domingo dia 25/08 e às equipes de bombeiros e policiais que participaram dos resgates em Brumadinho. Anuncia o Coral da PM com a "Canção do Exército". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp