02/09/2019 - 29a Solene

HOMENAGEM À COMUNIDADE ALEMÃ
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA AMARY
1 -  MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Homenagem à Comunidade Alemã", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos.
2 -  JORGE MACHADO
Mestre de cerimônias, informa que não seriam executados o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino Nacional da Alemanha", em razão do luto oficial pela morte do ex-governador Alberto Goldman, decretado pelo governador João Doria. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Destaca a justeza desta homenagem à comunidade alemã. Lembra que esta solenidade fora proposta, em anos anteriores, pela ex-deputada e hoje secretária estadual Célia Leão. Faz histórico da imigração alemã no País. Enaltece a contribuição alemã ao desenvolvimento cultural e econômico de São Paulo e de todo o Brasil.
4 -  ADRIANA RAMALHO
Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, discorre sobre o grande número de imigrantes que vivem em São Paulo e a importância que eles têm para a cidade. Tece elogios à contribuição que a comunidade alemã fez à Educação paulistana. Relata sua experiência como integrante da Comissão de Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo. Fala sobre a importância da política. Enaltece a atuação da deputada Maria Lúcia Amary.
5 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Agradece pelos elogios. Explica o motivo para a não execução dos hinos nacionais do Brasil e da Alemanha.
6 -  KLAUS-WILHELM LEGE
Presidente do Instituto Cultural Brasil-Alemanha, alude às várias instituições fundadas por imigrantes alemães, que têm como objetivo a preservação de sua identidade cultural. Critica o politicamente correto. Defende o espírito crítico e a liberdade de expressão.
7 -  JORGE MACHADO
Mestre de cerimônias, anuncia apresentações de alunos dos Colégios Benjamin Constant, Humboldt e Imperatriz Leopoldina, acerca de temas ligados à cultura alemã.
8 -  JENS GUST
Cônsul-geral adjunto da Alemanha, agradece pela homenagem prestada à comunidade alemã nesta solenidade. Frisa a relevância da contribuição alemã ao estado de São Paulo, elencando diversas instituições fundadas pela comunidade ao longo de sua história. Discorre sobre a necessidade de preservar a identidade cultural germânica. Anuncia a realização do evento Jornadas Alemãs.
9 -  JORGE MACHADO
Mestre de cerimônias, anuncia apresentações musicais da Big Band do Colégio Porto Seguro e do coral do Colégio Benjamin Constant.
10 -  PHILIPP SCHIEMER
Presidente da Mercedes-Benz no Brasil e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, parabeniza a deputada Maria Lúcia Amary pela homenagem feita à comunidade alemã no Brasil. Explica o papel desempenhado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Discorre sobre as relações econômicas entre os dois países e as oportunidades que elas representam para os brasileiros. Destaca a presença cultural alemã em São Paulo. Menciona bolsas de estudo oferecidas pelo governo da Alemanha a estudantes estrangeiros. Exibe vídeo sobre a economia alemã.
11 -  JORGE MACHADO
Mestre de cerimônias, anuncia mais uma apresentação musical da Big Band do Colégio Porto Seguro.
12 -  MICHEL PEUSER
Fala sobre a importância da imperatriz Leopoldina para a independência do Brasil. Faz breve resumo biográfico da monarca. Entrega quadros da imperatriz Leopoldina e de seu pai, imperador Francisco II, ao Colégio Johan Gauss e ao Colégio Koelle, respectivamente.
13 -  JORGE MACHADO
Mestre de cerimônias, anuncia uma apresentação de dança folclórica alemã, feita pelos alunos do Colégio Benjamin Constant.
14 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Considera um privilégio a oportunidade de dirigir esta sessão. Afirma que a comunidade alemã é exemplo para todo o mundo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp