06/09/2019 - 30a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS DO IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : BETH LULA SAHÃO
1 -  BETH LULA SAHÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Manifesta-se honrada pela iniciativa da solenidade. Justifica o motivo pelo qual pensara na presente homenagem. Menciona o trabalho de Ros Mari Zenha em defesa de institutos e de universidades. Afirma-se membro da Comissão de Ciência,Tecnologia, Informação e Inovação. Defende maior representatividade da Fatesp. Lamenta cortes de investimentos em pesquisas, anunciado pelo governo federal. Assevera que é função do Estado investir em ciência e tecnologia. Agradece a todos pela presença.
4 -  JEFFERSON DE OLIVEIRA GOMES
Diretor-presidente do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, saúda os presentes. Mostra-se honrado por participar da solenidade. Associa a existência do IPT ao presente e ao futuro da sociedade. Afirma que quando o instituto fora criado havia 250 mil habitantes na cidade de São Paulo. Aduz que a entidade buscara adequar o trabalho ao crescimento da capital, via engenharia e metalurgia. Enaltece o valor da ciência, da tecnologia e da inovação. Faz referência ao tema Cidades Inteligentes. Tece considerações sobre o efeito do conhecimento da Química para a sociedade, no século XX. Aduz que a bionanotecnologia é o desafio da sociedade moderna. Argumenta que a digitalização deve alterar a geração e a captação de energia. Lembra que o IPT prepara-se para tal realidade.
5 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Afirma que São Paulo crescera 100 mil habitantes ao ano.
6 -  AMÉRICO SAKAMOTO
Secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a representar o governador João Doria, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Elogia Jefferson de Oliveira Gomes. Revela que sua proximidade ao IPT contribuiu para ratificar sua admiração. Defende o enfrentamento de novos desafios a serem levados a efeito pelo instituto homenageado, destinados ao futuro, sem comodismo. Comenta posicionamento do Governo do Estado, a respeito da defesa da inovação. Tece considerações sobre o Projeto Citi.
7 -  ROS MARI ZENHA
Presidente do Conselho de Representantes dos Profissionais do IPT e representante dos profissionais do Conselho de Administração, cumprimenta os presentes. Lista instituições parceiras do IPT. Faz breve relato da história do instituto homenageado. Enaltece a relevância da instituição para o país. Assevera que a entidade fora suporte tecnológico durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Afirma tratar-se de empresa pública da administração indireta. Comenta atribuições e objetivos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Defende o apoio do Estado no setor. Acrescenta que 95% da pesquisa, no Brasil, é desenvolvida em instituições públicas, a depender de financiamento governamental. Lembra Mostra de Ciências realizada nesta Casa, nesta semana. Defende o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Conclui que o desafio é apresentar respostas rápidas a demandas atuais da sociedade.
8 -  RÉGIS CARVALHO
Presidente do SINTPq, saúda os presentes. Valoriza o reconhecimento do IPT em sua plenitude. Ressalta a importância dos trabalhadores da instituição. Clama ao governo estadual que valorize a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação.
9 -  PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO
Comenta o trabalho recente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Informação e Inovação. Combate narrativa contrária ao avanço do setor. Afirma que sete institutos participaram da Mostra de Ciências realizada nesta Casa, nesta semana. Defende o despertar da sociedade paulista em defesa de instituições que promovem pesquisa. Defende a elaboração de um conjunto de emendas ao PPA - Plano Plurianual, a favor da Pasta. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp