30/09/2019 - 38a Solene

CELEBRAÇÃO DO DIA DA POLÍCIA CIVIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/11/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MARCUS VINÍCIUS
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", seguido do "Hino da Polícia Civil", reproduzidos pelo sistema de Audiofonia desta Casa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, juntamente com o deputado Delegado Olim, para a "Celebração do Dia da Polícia Civil". Anuncia a exibição de vídeo institucional da Polícia Civil. Considera o deputado Delegado Olim como o representante legítimo da Polícia Civil nesta Casa. Agradece a ele a oportunidade de poder homenagear a corporação. Demonstra sua satisfação em ter Rodrigo Garcia presente nesta solenidade. Lembra que o mesmo já foi deputado estadual, federal, secretário de diversas pastas e, agora, vice-governador. Parabeniza Rodrigo Garcia pelo trabalho. Cumprimenta as autoridades presentes. Saúda todas as entidades e segmentos da Polícia Civil presentes nesta solenidade. Diz ser uma honra homenagear cada policial e todos aqueles que estão nas ruas ou atendendo a população. Considera que toda homenagem prestada à Polícia Civil será pequena perto do trabalho prestado por eles. Afirma que a categoria precisa ser valorizada. Destaca o trabalho realizado por João Doria e Rodrigo Garcia no Governo do Estado para valorizar e reconhecer o trabalho dos policiais. Esclarece que os mesmos querem tornar a Polícia Civil do Estado como a mais reconhecida do Brasil. Reafirma seu compromisso em estar sempre ao lado da Polícia Civil em suas demandas, para que possa prestar um serviço cada vez melhor para a sociedade paulista. Informa ser hoje, dia 30 de setembro, o Dia da Polícia Civil.
4 -  ADALBERTO FREITAS
Deputado estadual, saúda os deputados proponentes desta sessão. Cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra participar desta solenidade. Relembra sua atuação como assessor parlamentar do ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá, com quem aprendeu a gostar da Polícia Civil. Coloca-se à disposição da categoria. Presta homenagem a toda a classe policial.
5 -  CASTELLO BRANCO
Deputado estadual, diz pertencer a uma família de policiais civis. Discorre sobre o nascimento da Polícia Civil, em 1841, com Dom Pedro II, que instituiu o poder de polícia a algumas pessoas para que administrassem o território. Parabeniza todos os que defendem a Segurança Pública do Estado de São Paulo. Deseja que possam fazer um Brasil cada vez melhor.
6 -  ALEX DE MADUREIRA
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Considera merecida esta homenagem à Polícia Civil. Diz ser a mesma inteligente, trabalhando incansavelmente para solucionar os crimes. Destaca a maestria, a inteligência e a eficiência da Polícia Civil, que trabalha sempre unida. Parabeniza os presentes e os deputados proponentes desta sessão.
7 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Diz ter feito saudação à Polícia Civil, hoje, em seu pronunciamento no Pequeno Expediente. Destaca a importância da Polícia Civil no Estado de São Paulo. Afirma que a Segurança Pública tem feito um excelente serviço para o estado. Ressalta sua luta em prol de todas as polícias do estado e de todos os que compõem o sistema de Segurança Pública. Enaltece o trabalho do deputado Delegado Olim nesta Casa. Esclarece que tem exigido constantemente, junto com outros deputados que também valorizam as polícias, o reajuste salarial para a categoria. Parabeniza todos os policiais e os presentes nesta solenidade.
8 -  GIL DINIZ
Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Declara apoio incondicional, respeito e consideração à Polícia Civil. Cita amigos na instituição. Diz sempre ter sido bem tratado e respeitado pelos policiais civis. Afirma que indicará parte de suas emendas para a Polícia Civil. Coloca-se à disposição de todos os presentes. Considera o trabalho desta categoria extremamente importante, servindo como exemplo para todo o País. Parabeniza os deputados proponentes desta sessão.
9 -  EDNA MACEDO
Deputada estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza os deputados Itamar Borges e Delegado Olim pela solenidade em homenagem aos policiais civis. Afirma que não há o que comemorar. Considera os policiais como guerreiros e que merecem respeito, apoio e carinho. Coloca-se, juntamente com o Partido Republicano, à disposição da categoria. Pede que o governador João Doria olhe para os seus policiais, que precisam de aumento salarial e de dignidade. Lamenta a situação de sucateamento de delegacias. Diz que está nesta Casa para lutar para que eles tenham uma vida digna e merecedora daquilo que fazem.
10 -  DELEGADO OLIM
Deputado estadual, cumprimenta o deputado Itamar Borges, proponente desta sessão e as autoridades presentes. Enaltece a presença do vice-governador Rodrigo Garcia. Afirma que em 30 anos nunca nenhum governador ou vice-governador prestigiou eventos da Polícia Civil. Considera o vice-governador como um dos maiores articuladores desta Casa. Destaca a presença de vários deputados nesta solenidade. Agradece o secretário de Segurança Pública pelos baixos índices da pasta. Destaca o trabalho do Dr. Ruy Ferraz Fontes, que considera um dos melhores delegados do estado de São Paulo. Elogia o trabalho da Dra. Elisabete Sato. Cita projetos de lei, em tramitação nesta Casa, para beneficiar a categoria. Parabeniza todos os presentes. Ressalta o trabalho da Polícia Civil, que diz ser a melhor polícia do Brasil. Lamenta as dificuldades enfrentadas pelas Polícias Civil e Militar. Defende o aumento salarial da categoria. Afirma que a paridade, que é direito dos policiais, permanecerá igual. Destaca o seu apoio ao governador João Doria, que está cumprindo tudo aquilo que prometeu. Diz que a Polícia Civil terá armas e viaturas de primeiro mundo. Pede uma salva de palmas para todos os presentes.
11 -  DR. RUY FERRAZ FONTES
Delegado geral de Polícia, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece o vice-governador Rodrigo Garcia pelas 40 reuniões durante este ano, na qual expôs os pleitos da categoria. Afirma que diversos projetos da Polícia Civil serão enviados para esta Casa ainda este ano. Lembra que foram presos 44 mil criminosos nos primeiros seis meses deste ano. Destaca os baixos índices da Segurança Pública e o aumento da confiança da sociedade. Comenta a aquisição de 20 milhões de reais em softwares para facilitar as investigações, adquirir viaturas policiais, pistolas e outros equipamentos, além de parceria com a iniciativa privada para a reforma de unidades policiais na capital. Menciona a modernização de toda a estrutura, que ajudará na melhora do trabalho dos policiais. Destaca a necessidade de valorização, por parte do Governo do Estado, pelo trabalho que realizam. Agradece todos os presentes.
12 -  JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS
General e secretário de Estado da Segurança Pública, saúda os integrantes da Mesa e demais autoridades presentes. Esclarece que, desde a época de Tiradentes, pessoas eram designadas a defender espaços e pessoas, sonhos e esperanças. Afirma que os netos, bisnetos e filhos dos presentes terão uma São Paulo mais segura graças aos policiais presentes nesta solenidade. Lembra a história da Policia Civil, desde a época de D. Pedro II. Menciona a criação da instituição da polícia, por D. Pedro II, há 180 anos. Diz serem as palavras deputados e delegados sinônimos, representando quem a população dedica a sua confiança e que faz a proteção das pessoas e dos patrimônios. Comemora os mais baixos índices do estado de São Paulo. Demonstra sua admiração, reconhecimento e admiração por todos que trabalham e exercem suas funções na Polícia Civil. Pede uma salva de palmas a todos os policiais.
13 -  RODRIGO GARCIA
Vice-governador do estado de São Paulo, demonstra sua satisfação em estar presente nesta solenidade, representando o governador João Doria. Destaca sua gratidão e respeito pela Polícia Civil de São Paulo. Cumprimenta os deputados pela iniciativa e todos aqueles que usaram a tribuna, além de todas as autoridades presentes. Saúda as entidades de classe que lutam pela categoria. Afirma que o governador João Doria vem demonstrando em ações e gestos o seu respeito pela polícia de São Paulo. Lembra a situação do Orçamento do Estado ao assumir em primeiro de janeiro. Informa que em 25 de janeiro foi feito um contingenciamento, respeitando as três áreas consideradas prioritárias, com seus orçamentos assegurados: Segurança Pública, Educação e Saúde. Menciona o fechamento de empresas estatais para possibilitar o investimento nestas três áreas. Cita a criação do programa "Policial nota 10" e o pagamento do bônus de 2018 com o Orçamento de 2019. Destaca o envio do Orçamento de 2020 para esta Casa, elaborado pelo Governo João Doria, prevendo o crescimento do Orçamento da Secretaria de Segurança Pública. Considera necessário o investimento e a valorização das pessoas. Lamenta a atual crise da economia brasileira e o baixo PIB. Ressalta a esperança, a fé e as ações concretas para reverter o estado de coisas que encontraram em São Paulo. Agradece o esforço de cada um dos policiais. Pede um voto de confiança à categoria. Cumprimenta os policiais civis. Lembra que o deputado Itamar Borges faz esta sessão solene há 13 anos e que portanto, merece um diploma de delegado honorário.
14 -  MARCUS VINICIUS
Mestre de cerimônias, presta homenagem, com entrega de placas comemorativas, a diversos delegados de polícia e diretores dos departamentos da Polícia Civil, representando todos os policiais civis. Faz a leitura da Oração à Bandeira da Polícia Civil, do poeta Paulo Bonfim. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp