25/10/2019 - 133ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 31/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / JANAINA PASCHOAL
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CASTELLO BRANCO
Explica acordo de exploração comercial da Base Aérea de Alcântara. Exibe e comenta slides sobre o tema. Lista centros de lançamento de foguetes, no mundo. Assevera tratar-se de mercado bilionário. Discorre acerca de funções de satélites.
3 -  JANAINA PASCHOAL
Informa que recebera comissão com psicóloga, assistente social e nutricionista, para tratar do trabalho em unidades prisionais. Defende a convocação de aprovados em concurso da Secretaria de Assistência Penitenciária. Afirma que laudos para progressão de regime e livramento condicional não são mais necessários, legalmente. Acrescenta que na prática magistrados exigem o documento. Assevera que há conflito ético entre a função de auxiliar o preso e elaborar o laudo, realizadas pelo mesmo profissional.
4 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, afirma-se autora de projeto que visa a instituir programa de atenção à população carcerária.
5 -  LECI BRANDÃO
Comenta artigo do jornal "Folha de S. Paulo" a criticar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Discorre acerca da crise ambiental, no Brasil. Lamenta a postura da autoridade diante de derramamento de óleo em praias do Nordeste. Valoriza o voluntariado de cidadãos nordestinos. Clama pela defesa da natureza.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Exibe e comenta livro do filósofo Paulo Ghiraldelli, a respeito do presidente Jair Bolsonaro. Informa que o autor tem canal no YouTube. Parabeniza o intelectual pelo trabalho. Reivindica ao governo estadual o cumprimento da data-base salarial dos servidores públicos do Estado. Afirma que o PSDB desrespeita a legislação.
7 -  JANAINA PASCHOAL
Assume a Presidência.
8 -  CORONEL TELHADA
Lista e cumprimenta cidades aniversariantes, no Estado. `Parabeniza os dentistas pelo seu dia, comemorado nesta data. Exibe foto e comenta visita a instituições policiais em Peruíbe. Afirma que em breve deve acontecer a inauguração de maternidade no município. Informa que Suzane Richthofen pretende ser pastora. Manifesta-se contra benefícios concedidos a detentos. Rebate os pronunciamentos da deputada Leci Brandão e do deputado Carlos Giannazi. Argumenta que fora proposital o derramamento de óleo em praias brasileiras.
9 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
10 -  JANAINA PASCHOAL
Mostra-se preocupada com o derramamento de óleo em praias nordestinas. Assevera que é difícil aceitar a tese de acidente. Afirma que o fato não acompanha a lógica das marés. Indaga se o óleo tem mesma composição química em todos os locais. Opina que é mais provável que seja crime doloso contra a saúde pública. Comenta alerta de médica, a respeito dos riscos do contato direto com a substância, por voluntários. Sugere a possibilidade de terrorismo ambiental.
11 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, estabelece relação entre o terrorismo e a incerteza. Defende atenção aos mares. Valoriza a atuação do Exército, na causa. Faz coro ao pronunciamento do deputado Coronel Telhada. Clama à população nordestina que tome cuidado.
12 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Endossa o pronunciamento da deputada Janaina Paschoal.
13 -  JANAINA PASCHOAL
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 29/10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada hoje, às 20 horas, para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Deputado Federal Eduardo Bolsonaro". Levanta a sessão.
alesp