02/03/2020 - 17ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/03/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / CAUÊ MACRIS / CONTE LOPES
Secretaria : CONTE LOPES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JANAINA PASCHOAL
Discorre acerca de veto ao PL federal 51/19. Informa que conversara com deputados federais no final de semana, acerca do tema. Apela aos parlamentares que apoiem o veto. Elogia os deputados federais que já declararam apoio público ao documento.
3 -  DR. JORGE LULA DO CARMO
Exibe vídeo e detalha os problemas da Linha 15-Prata do monotrilho. Apela ao secretário de Transportes e ao governador do estado que tomem providência com relação ao problema.
4 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Assume a Presidência. Sugere que o deputado Dr. Jorge Lula do Carmo solicite auxílio para a Comissão de Transportes e Comunicação. Lê e comenta a resposta à questão de ordem, apresentada pelo deputado Campos Machado em 19/02, relativa à tramitação da PEC 18/19. Convoca os Srs. Deputados para duas Sessões Extraordinárias, a realizar-se em 03/03, a primeira às 9h15min e a segunda 10 minutos após o término da primeira.
5 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
6 -  ENIO LULA TATTO
Exibe vídeo e tece comentários acerca dos problemas da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Solicita a realização de audiências públicas para evitar a privatização das Linhas 8 e 9 da CPTM. Cobra do governo que essas audiências sejam transparentes.
7 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Cancela, em nome da Presidência efetiva, cancela sessão solene convocada para o dia 06/03, às 19h para "Homenagem aos compositores, violeiros e cantores brasileiros: Pereira da Viola e Dito Rodrigues", a pedido do deputado Enio Lula Tatto.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Lamenta a convocação de sessão extraordinária a ser realizada amanhã, para tratar da reforma da Previdência estadual. Apela aos pares para que não compareçam à sessão. Assevera que deve haver mobilizações e que os servidores devem ocupar esta Casa. Denuncia erros nas folhas de pagamentos dos docentes da rede de ensino estadual. Exige que o secretário da Educação faça correção imediata nos holerites, para que os servidores não sejam prejudicados.
9 -  CONTE LOPES
Reitera seu voto contra a reforma da Previdência estadual. Alega não ser contra nem a favor do governo e sim a favor do funcionalismo público. Defende a classe. Tece comentários acerca do motim dos policiais no estado do Ceará.
10 -  CONTE LOPES
Assume a Presidência.
11 -  CORONEL TELHADA
Parabeniza o município de Olímpia, que aniversaria nesta data. Saúda o Dia Nacional do Turismo. Exibe fotos de criança de 20 dias resgatada por policias militares em um bueiro na zona norte da capital. Elogia os agentes envolvidos na ação. Exibe vídeo de carro resgatado pela Guarda Municipal de Americana. Parabeniza os profissionais que fizeram o resgate. Relata mortes de agentes policiais no estado do Ceará. Lamenta que ruas tenham sido interditadas durante o carnaval. Questiona os gastos do Poder Público com o evento. Solicita prestação de contas do prefeito Bruno Covas.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
13 -  TENENTE NASCIMENTO
Repudia pronunciamento do deputado federal Igor Kannário contra policiais militares, durante o carnaval, na Bahia. Exibe vídeo sobre o tema. Informa que protocolara projeto que visa a criar a carteirinha estudantil digital gratuita.
14 -  TENENTE NASCIMENTO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 03/03, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessões extraordinárias a serem realizadas amanhã, a primeira às 9 horas e 15 minutos, e a segunda dez minutos após o término da primeira. Levanta a sessão.
alesp