18/09/2020 - 60ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/09/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JANAINA PASCHOAL
Afirma-se parlamentar que age de modo independente. Lista entidades constantes do PL 529/20, por ela visitadas. Comenta reunião com pesquisadores do Instituto da Pesca, ameaçados pela matéria, em razão da possível concessão do parque da Água Branca. Lamenta a possibilidade de desocupação de quatro edifícios da entidade, a ser realizada a partir de segunda-feira. Comenta visita à citada instituição.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Critica o governo estadual por pretender fechar cursos técnicos e tecnológicos do Centro Paula Souza. Afirma que a medida deve prejudicar alunos e professores. Acrescenta que há inclusive reestruturação realizada sem debate com funcionários. Aduz que o almoço nas Etecs também deve ser extinto. Manifesta-se contra o retorno das aulas presenciais. Defende a convocação da superintendente para explicar as medidas.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
5 -  CORONEL TELHADA
Informa que hoje comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais. Enaltece o valor do civismo. Informa que em 18/09/44 a Força Expedicionária Brasileira conquistara Camaiore, cidade italiana, durante a Segunda Guerra Mundial. Comemora o aniversário da 5ª Constituição brasileira, formulada em 1946. Comenta visita do secretário nacional da Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim. Defende a tomada de providências para reduzir conflitos entre policiais.
6 -  JANAINA PASCHOAL
Tece considerações a favor de cursos técnicos. Informa que sugerira meio de conciliar o conflito a envolver a desocupação de edifícios do Instituto da Pesca. Indaga qual o motivo da necessidade de ampla mudança na referida entidade. Defende o respeito à transparência nas informações. Critica a condução do PL 529/20. Lamenta o silêncio do governo estadual quanto ao tema.
7 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Lamenta crítica do presidente Jair Bolsonaro aos professores. Afirma que há uma aliança bolsonarista pela Covid-19. Comenta orientação da OMS que vincula o retorno às aulas presenciais à redução da contaminação do vírus. Compara o número de mortes no Brasil com outros países. Conclui que não há política pública destinada ao combate da doença. Critica associações empresariais que defendem a reabertura das escolas.
9 -  GIL DINIZ
Comenta reunião com o secretário nacional da Segurança Pública, realizada hoje, nesta Casa. Lamenta desentendimentos entre policiais militares e civis. Defende o fortalecimento das categorias. Coloca-se à disposição para defender policiais militares que se sintam desrespeitados. Lembra presença em inauguração de pista de pouso no aeroporto de Congonhas. Acrescenta que discutira com a delegada de Polícia Fernanda Herbella, por ofensa a policial militar que ocupara vaga de estacionamento. Clama por respeito a qualquer pessoa. Defende a tomada de medidas para solucionar divergências entre policiais.
10 -  JANAINA PASCHOAL
Para comunicação, lembra que durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a delegada Fernanda Herbella a protegera de agressão física.
11 -  GIL DINIZ
Para comunicação, conclui que a delegada agira sem isonomia.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, defende a regulamentação urgente da Lei 14.017/20, a favor dos profissionais da Cultura. Reflete acerca da dificuldade em aprovar a matéria. Lamenta medidas desfavoráveis à Educação.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 21/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp