21/09/2020 - 61ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/09/2020:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / RICARDO MELLÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JANAINA PASCHOAL
Discorre sobre o PL 529/20. Registra que o relator do projeto é o líder do Governo. Considera questionável a escolha deste relator. Menciona ter recebido, na última sexta-feira à noite, uma convocação para uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, amanhã, às 12 horas. Ressalta que o relatório do relator será recebido no momento da reunião. Destaca que o secretário Mauro Ricardo, autor intelectual do projeto, prestará esclarecimentos também amanhã, às 15 horas, na Comissão de Finanças. Critica a convocação da reunião da CCJ antes dos esclarecimentos do secretário. Afirma que a imprensa considera o PL 529/20 como um projeto de enxugamento, apesar do mesmo tratar-se de destruição de serviços. Considera um desrespeito com todos os parlamentares desta Casa.
3 -  RODRIGO GAMBALE
Discorre sobre problemas enfrentados pelo Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. Lamenta a falta de ortopedista no hospital para operar criança de seis anos que se machucou em parquinho da cidade. Afirma que, apesar da estrutura para realização de cirurgias, faltam médicos no hospital, principalmente das áreas de Ginecologia e Obstetrícia e Ortopedia. Menciona um tomógrafo queimado no hospital e a defasagem de funcionários na área de imagens. Lembra que o hospital atende cerca de três milhões de habitantes da região. Pede atenção do Governo do Estado para este problema.
4 -  RICARDO MELLÃO
Assume a Presidência.
5 -  CORONEL TELHADA
Critica a publicação de matéria, pelo jornal "Folha de S. Paulo", sobre a redução da letalidade policial nos últimos três meses e a necessidade de diminuição das armas letais para a polícia. Ressalta o uso de fuzis pelos criminosos. Destaca que o grande objetivo da polícia é trazer segurança para a população e a proteção de sua tropa. Considera a matéria tendenciosa. Lamenta que o jornal tenha entrevistado o ex-ouvidor da polícia, Benedito Mariano, um crítico da Polícia Militar. Saúda os municípios aniversariantes do final de semana. Informa serem comemorados hoje o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Dia do Fazendeiro e o Dia do Despachante de Trânsito. Lamenta a morte de pessoas em acidentes de trânsito nos últimos dias.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
7 -  RICARDO MELLÃO
Critica o atraso na entrega de obras públicas para a população. Informa que está fazendo um trabalho de fiscalização das obras paradas do Estado e municípios de São Paulo. Afirma que estão atrasadas ou paralisadas, hoje, 1.248 obras, já tendo sido gastos mais de 15 bilhões de reais. Lista as dez principais obras paradas no estado de São Paulo. Disse ser a culpa do Poder Público. Ressalta que precisam ser encontrados e punidos os verdadeiros responsáveis por esses atrasos. Lembra que os contribuintes não podem se atrasar nem um dia no pagamento de seus boletos.
8 -  MAJOR MECCA
Critica a paralisação da Furp em Guarulhos. Informa que a empresa produz pelo menos 19 remédios de alto custo. Cita alguns desses remédios. Afirma ter entrado em 16/09 com representação no Ministério Público de prática de crime pelo Governo do Estado de São Paulo. Lembra que mais de um milhão de comprimidos de anti-inflamatórios estão vencidos e serão incinerados. Ressalta que aguarda medidas severas das autoridades do Estado na apuração e responsabilização dos autores. Esclarece que não vê a responsabilização do Governo do Estado.
9 -  MAJOR MECCA
Lamenta a publicação de matéria sobre os policiais militares no jornal "Folha de S. Paulo". Ressalta que o governador João Doria não trata os policiais militares e civis do Estado como seres humanos e com dignidade. Destaca os baixos salários e a necessidade de fazer bicos para a sobrevivência de suas famílias. Critica o programa "Favela Fest", em Paraisópolis, lançado pelo governador João Doria. Esclarece que as viaturas policiais devem estacionar ao redor da favela, e não podem entrar na mesma. Cita as dificuldades enfrentadas pela categoria. Lembra as promessas de campanha, não cumpridas pelo governador João Doria.
10 -  RICARDO MELLÃO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
11 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 22/09, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp