18/10/2021 - 6a Solene

OUTORGA DE COLAR AO PROF. JOSÉ ALEX TRAJANO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/01/2022:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ AMÉRICO LULA
1 -  JOSÉ AMÉRICO LULA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ISABELA ARAÚJO DE SOUZA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE JOSÉ AMÉRICO LULA
Informa que a PRESIDÊNCIA efetiva convocara a presente sessão solene, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Professor José Alex Trajano", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.
4 -  ISABELA ARAÚJO DE SOUZA
Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.
5 -  PRESIDENTE JOSÉ AMÉRICO LULA
Diz ser uma honra homenagear um educador. Discorre sobre o desenvolvimento da Coreia e o grande investimento na educação de crianças e jovens. Afirma ter sido esta a vantagem comparativa do país. Ressalta que o Estado de São Paulo foi o mais educado do País. Destaca o surgimento da primeira escola técnica, e da USP, neste Estado. Lamenta que os investimentos educacionais em São Paulo tenham decaído nos últimos anos, sendo hoje superados por diversos estados brasileiros. Esclarece que a educação somente foi colocada na plataforma de governo pela primeira vez no governo de Juscelino Kubitschek. Ressalta as características do homenageado, José Alex Trajano.
6 -  ISABELA ARAÚJO DE SOUZA
Mestre de cerimônias, faz a leitura do curriculum do homenageado.
7 -  PRESIDENTE JOSÉ AMÉRICO LULA
Faz a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. José Alex Trajano.
8 -  JOSÉ ALEX TRAJANO
Professor e presidente da Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos, membro do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Mauá e membro fundador e presidente da Academia Mauaense de Letras e Artes Paulo Freire, agradece o deputado José Américo pela oportunidade e a todos os presentes na Mesa. Diz ser esta uma homenagem a todos os professores e educadores brasileiros. Discorre sobre sua área de atuação. Conta sua trajetória, desde a infância, no Nordeste, até a chegada em Mauá. Defende a educação para todos. Lembra a fundação da associação comunitária, na sala de sua casa. Afirma que devem lutar para um Brasil cada vez melhor.
9 -  ISABELA ARAÚJO DE SOUZA
Mestre de cerimônias, anuncia apresentação musical de Mírian Warttusch, com a música de sua autoria, "Luar de São Paulo".
10 -  JOSÉ AMÉRICO LULA
Elogia o discurso consistente do homenageado, José Alex Trajano, mostrando seu compromisso com a Educação. Discorre sobre a superação de dificuldades na alfabetização tardia. Comenta a trajetória do homenageado. Afirma que quem faz história é quem tem iniciativa. Encerra a sessão.
alesp