14/10/2021 - 47ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/10/2021:

Resumo da Sessão
Presidência : GIL DINIZ / CASTELLO BRANCO / MAJOR MECCA / TENENTE NASCIMENTO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CASTELLO BRANCO
Comemora o retorno às aulas presenciais nas escolas estaduais, a partir de 18/10. Considera o fechamento das escolas um crime. Exibe dados sobre o aumento da evasão escolar durante a pandemia. Destaca a importância da educação.
3 -  FREDERICO D'AVILA
Exibe imagens de invasão à sede da Aprosoja BR, em Brasília. Solicita que o Supremo Tribunal Federal emita mandados de prisão contra os participantes da invasão citada. Tece críticas à Via Campesina e MST. Defende o porte de armas para a autoproteção. Critica o pronunciamento antiarmamentista do arcebispo Orlando Brandes.
4 -  CASTELLO BRANCO
Assume a Presidência. Registra a presença de Sandra Keiko Harada Miyahara.
5 -  GIL DINIZ
Questiona fala do arcebispo Orlando Brandes sobre o porte de armas. Critica invasão à Aprosoja. Defende o direito ao porte de armas. Menciona entrega de títulos definitivos de propriedade, pelo governo federal, em Miracatu.
6 -  CONTE LOPES
Menciona visitas do presidente Jair Bolsonaro a diversos locais de São Paulo. Critica o governador estadual. Tece elogios ao ex-governador Paulo Maluf. Afirma que o governador João Doria tem baixa popularidade entre a população.
7 -  GIL DINIZ
Assume a Presidência.
8 -  MAJOR MECCA
Tece críticas ao governo estadual. Denuncia decretos que remanejam recursos da SPPREV.
9 -  FREDERICO D'AVILA
Afirma que muitos líderes religiosos utilizam recursos ideológicos e políticos em seus discursos. Menciona entrega de títulos de propriedade, em Miracatu, pelo governo federal. Esclarece que o Itesp não faz a entrega desses títulos. Diz que movimentos como MST são financiados pelo crime organizado. Reproduz e critica a fala antiarmamentista do arcebispo Orlando Brandes. Exibe imagens de políticos do PT em propriedades do Movimento Sem Terra. Considera o MST um grupo terrorista. Menciona pesquisa de possíveis ligações da esquerda brasileira com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
10 -  MAJOR MECCA
Assume a Presidência.
11 -  GIL DINIZ
Critica a instalação de câmeras nas fardas de policiais. Menciona viagem do coronel Robson Cabanas à Bahia para discutir a instalação das câmeras citadas. Afirma que os gastos dessa viagem foram pagos pelo Estado. Agradece ao presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, pela inauguração de agência na Ceagesp.
12 -  TENENTE NASCIMENTO
Assume a Presidência.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  FREDERICO D'AVILA
Para comunicação, comenta o uso de viaturas e policiais para segurança da residência do governador João Doria. Questiona o desvio de função.
14 -  MAJOR MECCA
Discorre sobre o efetivo militar designado para a segurança do governador. Considera a atitude como improbidade administrativa. Repudia a transferência de verba da Segurança Pública para Comunicação. Tece críticas à instalação de câmeras nos coletes dos policiais. Convida para ato, amanhã, reivindicando o reajuste salarial dos policiais militares. Reflete sobre o aumento de moradores de rua no centro de São Paulo (aparteado pelo deputado Frederico d'Avila).
15 -  GIL DINIZ
Lamenta a exclusão de deputados militares desta Casa nas comemorações de aniversário do Primeiro Batalhão de Polícia de Choque do Estado. Lembra período na Polícia Militar. Tece elogios à instituição. Exibe e comenta vídeo de enchentes em Pirassununga, durante o final de semana (aparteado pelos deputados Frederico d'Avila e Major Mecca).
16 -  FREDERICO D'AVILA
Convida os colegas para verificarem as viaturas estacionadas em frente à residência do governador. Critica o trabalho da imprensa na divulgação de pesquisas de aprovação do presidente Jair Bolsonaro. Discorre sobre a oposição do governo. Reflete sobre a influência da esquerda na educação e cultura. Repudia a ação do MST na sede da Aprosoja, em Brasília. Parabeniza o Batalhão de Polícia de Choque pelo aniversário.
17 -  MAJOR MECCA
Assume a Presidência.
18 -  GIL DINIZ
Para comunicação, critica a proposta de instalação de CPI da Prevent Senior nesta Casa. Rebate falas do presidente deste Parlamento, Carlão Pignatari, a respeito do tema. Sugere investigar o Iamspe.
19 -  CONTE LOPES
Reflete sobre o aniversário do Primeiro Batalhão de Polícia de Choque. Cita momentos da sua carreira militar. Tece críticas à gestão do PSDB na Segurança Pública. Discorre sobre as transferências de policiais militares envolvidos em ocorrências com troca de tiros. Lembra criação da Polícia Militar. Critica o uso de câmeras nos uniformes dos agentes.
20 -  PROFESSORA BEBEL
Reflete sobre o Dia dos Professores, a ser comemorado em 15/10. Discorre sobre a importância dos servidores públicos para o Estado. Comenta o adiamento da votação do PLC 26/21. Tece críticas ao texto. Lembra aprovação da reforma da Previdência. Discursa sobre as avaliações para demissão de servidores.
21 -  PRESIDENTE MAJOR MECCA
Parabeniza os professores pela data comemorativa de seu dia.
22 -  DRA. DAMARIS MOURA
Para comunicação, homenageia os profissionais do magistério. Anuncia a visita de Alex Santiago, ex-aluno da Escola Estadual Professora Julieta Guedes de Mendonça, de Dracena, e finalista do Prêmio Global Student Prize, pela apresentação de projeto de combate ao bullying nas escolas. Comenta a ampliação da rede escolar de ensino integral. Solicita salva de palmas ao citado estudante.
23 -  PRESIDENTE MAJOR MECCA
Endossa o pronunciamento da deputada Dra. Damaris Moura.
24 -  PROFESSORA BEBEL
Para comunicação, tece considerações a respeito da relevância do combate ao bullying nas escolas. Menciona sessão solene a ser realizada amanhã, em homenagem ao Dia do Professor, às 10 horas.
25 -  PROFESSORA BEBEL
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
26 -  PRESIDENTE MAJOR MECCA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp