Comissão da Alesp aprova conselho de investimentos da Região Metropolitana de Sorocaba

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
01/03/2024 16:42 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:

 Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg319861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou sete projetos de lei em reunião ordinária nesta quarta-feira (28). Dentre as propostas, uma de autoria do deputado Carlos Cezar (PL) que prevê a criação do Conselho Técnico de Investidores da Região Metropolitana de Sorocaba (CTI-RMS). A iniciativa agora seguirá em tramitação por outras comissões permanentes da Casa.

O Projeto de Lei 483/2023 pretende que o CTI-RMS atue como um órgão articulador de incentivo ao desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Sorocaba, por meio de um planejamento e gestão compartilhados na busca por oportunidades na atração de investimentos. "A partir das características e vocações de cada cidade, queremos estabelecer diretrizes que possam estimular a atividade econômica e a geração de emprego e renda à nossa população", explica o deputado.

Caso o PL 483/2023 seja aprovado em plenário e sancionado em lei pelo governador Tarcísio de Freitas, o CTI-RMS será formado por representantes do Poder Executivo dos 27 municípios. Com base em análises de geração de oportunidades, o órgão deverá debater, discutir e elaborar propostas visando a atração de investimentos aos municípios. Caberá também ao Conselho fazer gestões relativas à qualificação de mão-de-obra, desburocratização de processos, infraestrutura, entre outros serviços, além de promover articulações com setores da economia, meio acadêmico, entre outras instituições da sociedade civil.


alesp