Alesp recebe Audiência Pública sobre reajuste de salário dos profissionais federais da Educação

Iniciativa foi uma parceria entre o deputado Carlos Giannazi (Psol) e a deputada federal Luciene Cavalcante; evento reuniu educadores, sindicatos e órgãos representantes da categoria
30/04/2024 19:04 | Valorização | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Audiência Pública sobre reajuste de salário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323319.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública sobre reajuste de salário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública sobre reajuste de salário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública sobre reajuste de salário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública sobre reajuste de salário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um debate sobre reajuste salarial e plano de carreira de servidores de universidades e institutos federais ganhou espaço em audiência pública realizada nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento, de iniciativa do deputado Carlos Giannazi (Psol), em parceria com a deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP), reuniu educadores, sindicatos e órgãos representantes da classe.

Em relação aos temas debatidos, um movimento grevista foi iniciado há 40 dias e atinge instituições de diversos estados brasileiros. Os profissionais estão em busca de melhorias trabalhistas e fazem uma série de reivindicações como, por exemplo, a promoção do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), reajuste salarial, ampliação dos benefícios, além da valorização das condições de trabalho.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, a proposta que foi apresentada propõe a concessão de um reajuste de 9,0% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026. Apesar das recentes tentativas de negociação feitas, ambas as partes ainda não chegaram a um acordo satisfatório.

Para Rodrigo Bizacho, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidade Federal de São Paulo (Sintunifesp), a proposta apresentada não é satisfatória para a classe. "Nós solicitamos e mostramos uma nova sugestão ao Governo, que atendeu alguns pontos. No entanto, entendemos que ainda pode melhorar", afirmou ele. "Visto que a arrecadação orçamentária no País tem batido recordes, tem que haver um reajuste em 2024, não somente em 2025 e 2026", completou o representante da categoria.

Já o deputado Carlos Giannazi (Psol) disse que o encontro busca pressionar os órgãos públicos a melhorar as condições apresentadas aos servidores. "O objetivo é pressionar o Governo Federal a atender as reivindicações dos servidores e dos professores universitários de institutos e universidades federais que estão com os salários arrochados e defasados há muitos anos", afirmou. "O resultado que esperamos a partir desse evento é somar forças a outros atos e iniciativas que possam convencer o Poder Público a atender as reivindicações", complementou o deputado.

Na perspectiva do longo prazo, a deputada federal Luciene Cavalcante argumentou que o investimento nos profissionais promoverá a ascensão educacional e profissional em todo o estado. "É de extrema importância trazer essa discussão sobre a carreira, a valorização e as condições de trabalho desses servidores que atendem a nossa população. Isso irá melhorar os índices de educação e trabalho", disse. "A gente precisa colocar como prioridade a educação e isso não se faz sem a valorização dos profissionais da educação", reforçou.

Mais imagens do evento:

Audiência Pública em defesa dos Servidores Federais da Educação - (30/04/2024)

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp