Gil Diniz quer equipamentos de defesa à disposição de agentes Fundação Casa

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
01/09/2020 16:33 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Gil Diniz no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg253733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Gil Diniz apresentou um Projeto de Lei que tem por finalidade regulamentar e assegurar o uso de equipamentos de proteção individual e instrumentos de menor potencial ofensivo pelos Agentes Socioeducativos do Estado de São Paulo.

De acordo com o PL o Agente Socioeducativo poderá utilizar equipamentos de proteção individual e instrumentos de menor potencial ofensivo nas situações em que haja risco iminente para os próprios agentes e os servidores da unidade.

A finalidade do Projeto de Lei é o de proteger a integridade física dos internos e dos profissionais da unidade, bem como minimizar danos ao patrimônio do Estado.

O equipamento descrito no texto do projeto abrange colete antiperfurante; capacete antitumulto, com viseira e protetor de nuca; escudo antitumulto; algemas; bastão tonfa; espargidor de extratos vegetais; dispositivo elétrico incapacitante; granadas de efeito moral; equipamento de prevenção e combate a incêndio.

Os Agentes Socioeducacionais realizam o exercício de suas funções desprovidos de qualquer tipo de equipamento de proteção e objetos de segurança destinados a controle de distúrbios, rebeliões ou qualquer ato violento.

Ficam, portanto, à mercê dos reeducandos, sem qualquer tipo de equipamento adequado para a proteção de sua integridade física, colocando a vida em risco diariamente, e servindo à sociedade apenas com coragem e determinação.

E não apenas os Agentes Socioeducativos estão à mercê da violência, como também os demais servidores das unidades da Fundação Casa que lá exercem suas atividades laborativas, bem como os internos, e, sobretudo, a sociedade.

"Os Agentes Socioeducacionais exercem suas funções desprovidos de qualquer tipo de equipamento de proteção e objetos de segurança destinados a controle de distúrbios, rebeliões ou qualquer ato violento. Isso precisa mudar!", afirmou o parlamentar.


alesp