Padre Ticão, reconhecido por atuações sociais, recebe homenagem em evento na Alesp

Legado do sacerdote, morto há três anos, é marcado pelo incentivo à terapia com cannabis medicinal e apoio a pessoas com deficiência na Zona Leste da Capital Paulista
02/04/2024 21:01 | Reconhecimento | Da redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Homenagem na Alesp ao Padre Ticão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Eduardo Suplicy, autor da homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Suplicy e Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Elma conviveu mais de três décadas com Ticão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mãe de autista lembra encorajamento do padre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernanda reconheceu visionarismo do padre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Incentivador do uso terapêutico da cannabis medicinal e criador de uma associação dedicada a pessoas com deficiência, Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, falecido em 2021, foi homenageado nesta terça-feira (2) em evento na Alesp organizado pelo deputado Eduardo Suplicy (PT). A homenagem contou também com o apoio do projeto Mulheres e Mães Jardineiras (MMJ).

"Padre Ticão era conhecido por sua empatia e compaixão, sempre disposto a oferecer apoio e orientação", ressaltou Suplicy. O deputado recordou a parceria do sacerdote católico com o médico Elisaldo Carlini, morto em 2020 - uma das maiores autoridades científicas brasileiras em cannabis medicinal.

"Durante a passagem do religioso e do médico pela terra, fé e ciência andaram de mãos dadas para quebrar preconceitos e levar melhor qualidade de vida para as famílias que mais precisavam", pontuou o deputado.

Rompendo barreiras

Mães de autistas participaram do encontro e relataram os benefícios da terapia que conheceram nos cursos livres de cannabis medicinal ministrados na paróquia do Padre Ticão, na Zona Leste da Capital Paulista.

"Hoje vejo qualidade de vida devido às propriedades medicinais da planta que cultivo em casa", testemunhou Fernanda Athagami, cujo filho tem autismo severo. "Só tenho de agradecer ao Padre Ticão que me encorajou", disse a mãe atípica.

Uma das primeiras convidadas para dar aulas no curso, a farmacêutica Renata Monteiro, do Instituto Jurema, elogiou o visionarismo do padre e a coragem para superar barreiras religiosas e culturais.

"O testemunho dos próprios fiéis da igreja é que foi quebrando esse preconceito, iniciando a terapia canábica e vendo melhoras fantásticas", recordou Renata.

Amiga de longa data do padre, a paroquiana Elma Silva destacou o empenho do religioso pela vida humana ao citar a Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (Acdem), criada pelo Padre Ticão nos anos 1980. "A solidariedade, uma marca do Ticão, não era só assistência de movimento, mas era preocupação para que as pessoas tivessem dignidade e uma vida ampla", recordou Elma, que conviveu mais de três décadas com Padre Ticão.

Também participaram da homenagem o deputado Caio França (PSB), autor da Lei 17.618/2023, que institui a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol, e a fundadora do MMJ, Elaine Nunes - coautora do livro "Padre Ticão: Vanguarda da Compaixão", lançado em 2023.

Confira a íntegra do evento:


alesp