Câncer de pele: lei criada pela Alesp institui semana estadual de prevenção e diagnóstico precoce da doença

Cerca de 180 mil novos casos são registrados por ano no Brasil, segundo Sociedade Brasileira de Dermatologia
02/12/2022 12:00 | Campanha | Manuela Dacca Gorham

Compartilhar:

Dermatologistas recomendam o uso de protetor solar diariamente como fator fundamental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293401.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A primeira semana de dezembro no Estado de São Paulo é destinada à campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. A medida é garantida pela Lei 10.775/2001, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

De acordo com a legislação, o objetivo da campanha é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a adoção das ações, cabendo ao Executivo fazer uma ampla divulgação sobre os males da exposição inadequada ao sol, com orientações de proteção e saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é considerado a mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos anualmente. A instituição também é responsável pela campanha Dezembro Laranja, para prevenção e tratamento precoce da doença.

Na lei estadual, de autoria do ex-deputado Paulo Julião, a Alesp também autorizou o Poder Executivo a celebrar parcerias com os órgãos federais, municipais, empresas privadas e entidades de assistência médica e social para realização da campanha.

Formas de prevenção

Apesar de qualquer um estar sujeito a ter câncer de pele, algumas características pessoais podem favorecer o desenvolvimento da doença: indivíduos de pele clara, que tenham manchas e pintas, com histórico na família e idosos estão entre a população de maior risco.

Para realizar a prevenção a longo prazo, o ideal é evitar exposição excessiva à radiação solar direta, principalmente nos horários de maior incidência, entre 10h e 16h.

Além disso, dermatologistas recomendam o uso de protetor solar diariamente como fator fundamental, pois a radiação ultravioleta é intensa, mesmo em dias nublados, e penetra profundamente na pele. Bonés e chapéus também podem ajudar na proteção.

As quatro principais características que podem indicar alerta são: assimetria da lesão, ou seja, se metade da mancha difere da outra; borda irregular, quando o contorno da pinta ou mancha não é liso; diferentes cores, como preto, marrom e vermelho; e, por fim, diâmetro maior que 6 mm.

Além de ficar atento às manchas do próprio corpo, é essencial a realização de check-ups anuais com um dermatologista, para um acompanhamento mais preciso de pintas, manchas e sinais.

alesp