Autorizada a construção de viaduto sobre a linha férrea em Hortolândia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
03/04/2024 18:44 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Cruzamento férreo Vila Real Hortolândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321796.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cruzamento férreo Vila Real Hortolândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321797.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cruzamento férreo Vila Real Hortolândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg321798.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o apoio e intervenção do deputado estadual Dirceu Dalben, Hortolândia ganhará, enfim, o tão sonhado viaduto sobre a linha férrea na Vila Real! O prefeito Zezé Gomes assinou ontem (2/4) autorização para que a Rumo Malha Paulista dê início às obras, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias.

O pontilhão vai ligar a Avenida São Francisco de Assis com a Avenida Santana e eliminar de vez o cruzamento de veículos e pedestres com os trens de carga, garantindo, assim, mais segurança para todos e melhorias expressivas na mobilidade urbana. A previsão é que o dispositivo seja entregue à população em um ano.

"A solução para essa passagem de nível que, infelizmente, já foi palco de muitos acidentes, é uma luta que iniciamos lá atrás, junto ao saudoso prefeito Ângelo Perugini. Além da insegurança, os moradores, muitas vezes, precisam aguardar o trem de carga passar no centro da cidade para que possam seguir seu caminho, são grandes congestionamentos no trânsito. A construção deste viaduto é mais um sonho se tornando realidade, um dispositivo que é muito necessário e urgente, e que, com a graça de Deus e muito trabalho, em parceria com o prefeito Zezé Gomes e a Rumo, conseguimos tirar do papel!", explicou o deputado, que é coordenador da Frente Parlamentar pelo Transporte Ferroviário na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Em 2019 e 2020, o deputado e o ex-prefeito Angelo Perugini participaram de audiências públicas no Tribunal de Contas da União, de vistorias técnicas, estiveram reunidos com representantes da Rumo, do Governo do Estado e do Ministério da Infraestrutura, defendendo a realização desta e outras obras, que vão solucionar conflitos entre as vias urbanas e a linha férrea em Hortolândia e também outras 39 cidades paulistas. As melhorias estão sendo realizadas por meio do contrato de concessão da Malha Ferroviária Paulista à empresa Rumo, assinado em maio de 2020 com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Dalben foi um dos principais defensores da renovação antecipada deste contrato, com o objetivo de também antecipar as obras em benefício da população. Um viaduto sobre a linha férrea já foi entregue em setembro do ano passado na cidade de Bálsamo e também já teve início a construção de um pontilhão na altura do Jardim Primavera, em Sumaré, além de outras melhorias em outros municípios paulistas, como Votuporanga.

O viaduto da Vila Real, em Hortolândia, terá quatro faixas, em dois sentidos, fazendo a transposição da linha férrea, do Ribeirão Jacuba e da Rua Antônio Baraldo. Também estão incluídas a construção de uma rotatória e de ciclovias. Para viabilizar o início das obras, a Prefeitura de Hortolândia informou que deve realizar, entre os dias 18 e 24 de abril, a drenagem de trechos da linha férrea onde não há escoamento de águas da chuva. No início deste ano, a Administração Municipal já realizou a limpeza da região, que incluiu a demolição de imóveis desocupados às margens da ferrovia.

Além do viaduto na Vila Real, Hortolândia também está ganhando um pontilhão no Jardim Nova Europa, que fará a ligação com Sumaré (Parque Bandeirantes). A obra é realizada pelo Governo do Estado, também foi intermediada e conquistada pelo Deputado Dalben, e está na reta final.

"Estes viadutos representam um grande salto de desenvolvimento e infraestrutura para Hortolândia, Sumaré e toda a região. Estamos solucionando problemas antigos de mobilidade urbana, preparando os municípios para o futuro e, principalmente, garantindo mais qualidade de vida para as pessoas", concluiu o deputado, lembrando também que o Trem Intercidades (ligando Campinas e São Paulo) é outro sonho que está se tornando realidade na região, com leilão já realizado.

Para acompanhar a execução das obras previstas no contrato com a Rumo, do Trem Intercidades, discutir e propor ações para um melhor aproveitamento da Malha Ferroviária Paulista, o deputado estadual Dirceu Dalben criou na Alesp a Frente Parlamentar pelo Transporte Ferroviário.


alesp