Novembro Azul: câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens

Exames de PSA e toque retal são fundamentais para a detecção precoce da doença
03/11/2020 19:55 | Campanha | Barbara Moreira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Governo do Estado de São Paulo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17/11, se une a outras importantes datas em São Paulo. No estado, a campanha Novembro Azul é prevista em lei (15.430/2014), elaborada pelo deputado Roberto Engler (PSB). O calendário paulista ainda conta com o Dia Estadual da Saúde do Homem celebrado no décimo nono dia do mês. Ações como essas convergem no sentido de conscientizar a sociedade sobre os perigos do câncer de próstata, que é o segundo de maior incidência nos homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O primeiro é o de pele não-melanoma.

Entre os fatores de risco para a doença, figuram os maus-hábitos alimentares e de vida, excesso de peso, hereditariedade e faixa-etária. Segundo o Inca, as taxas de casos e mortalidade são maiores a partir dos 50 anos.

Já os sintomas compreendem dificuldade em urinar, presença de sangue na urina, dor nos ossos, insuficiência renal e infecção generalizada, em casos mais avançados. Porém, assim como outros tipos de tumores malígnos, o câncer de próstata pode ser silencioso e, para detectá-lo, é importante manter uma rotina de exames, que deve incluir a verificação dos níveis do Antígeno Prostático Específico (PSA), por meio da coleta de sangue, e o toque retal.

Diganóstico precoce

O urologista Flávio Ordones explica que ambos devem ser feitos anualmente a partir dos 50 anos, entretanto ressalta que homens "com histórico familiar ou que são afroascendentes apresentam um risco maior de ter câncer de próstata, então devem começar a fazer o toque e o PSA cinco anos antes". O médico observa ainda que, se houver a oportunidade, é interessante que o paciente realize a primeira dosagem do antígeno aos 40 para posterior comparação.

Nem sempre as altas taxas de PSA significam a existência do câncer, podendo ser resultado de alguma infecção ou do crescimento prostático benigno, mas Ordones reforça que os exames preventivos são fundamentais para a identificação do tumor. "Fazendo o diagnóstico precoce poderemos tratá-los o quanto antes minimizando os riscos de doenças avançadas e sequelas no pós-operatório", afirma.

Neste sentido, o Projeto de Lei 298/2016, do deputado Rafael Silva (PSB), objetiva que funcionários públicos ou privados com mais de 45 anos recebam anualmente um dia de licença para a realização de exames preventivos ginecológicos e de próstata.

Em novembro do último ano, o Legislativo paulista recebeu, por iniciativa do deputado Adalberto Freitas (PSL), uma palestra sobre o tema. Em 2020, a Alesp se encontra fechada para eventos em razão da pandemia, mas segue reforçando a necessidade da campanha e da prevenção.

alesp