SP recebe propostas para criação do Agrupamento Urbano da Região Bragantina

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
04/10/2021 13:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Jesus Chedid  Marco Vinholi e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg275333.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo estadual promoveu, no sábado (25), uma audiência pública para discutir, com os representantes políticos e membros da sociedade civil organizada, a criação do Agrupamento Urbano da Região Bragantina. O evento, organizado em atendimento às solicitações do deputado Edmir Chedid (DEM), contou com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

A criação da unidade integra o Projeto de Desenvolvimento Regional, instituído com base num estudo realizado pelo governo estadual em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). "Essa iniciativa é importante ao Estado e aos 16 municípios que farão parte do agrupamento urbano, em análise na Assembleia Legislativa (Alesp)", disse o parlamentar.

Edmir Chedid é autor do Projeto de Lei Complementar 27/2021, em tramitação no Poder Legislativo, que trata sobre a criação do Agrupamento Urbano da Região Bragantina. "Essa tem sido uma antiga reivindicação dos municípios, que, em breve, poderão planejar as ações em diversas áreas fundamentais à comunidade, com destaque às de saúde e infraestrutura urbana", comentou.

De acordo com o parlamentar, a criação desse agrupamento urbano está fundamentada na proposta técnica elaborada pela Fundação SEADE, que contempla três estudos, como os que consideram as características do processo de urbanização no território e a interdependência dos municípios. "Dessa forma, todos poderemos definir as características sobre essa configuração regional", reiterou.


alesp