Desenvolvimento regional pauta audiência do Orçamento realizada pela Alesp em Ilha Comprida

Plano estadual voltado para o Vale do Ribeira e proteção ambiental foram algumas das reivindicações apresentadas pela população local
08/04/2024 20:43 | Participação popular | Matheus Batista - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Audiência do Orçamento em Ilha Comprida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento promovido pela CFOP da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> População da Região do Vale do Ribeira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares anunciaram recursos para a região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A população do município de Ilha Comprida marcou presença na audiência do Orçamento 2025, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (8), para solicitar recursos estaduais para o desenvolvimento das cidades da Região do Vale do Ribeira.

Localizada a 210 km da Capital, no Litoral Sul, Ilha Comprida é uma estância balneária do Estado e possui todo seu território em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Além disso, é reconhecida pela Unesco com o título de Reserva da Biosfera do planeta.

As reivindicações por recursos para a infraestrutura e pela preservação ambiental do município dominaram a reunião promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp.

Infraestrutura

A reforma da ponte Laércio Ribeiro, responsável por ligar Ilha Comprida ao município de Iguape, foi uma das principais demandas apresentadas durante a audiência.

"A ponte é uma das entradas da nossa cidade e é por onde passa quase toda a economia do nosso município", afirmou o vereador Ivan Heleno da Silva. O parlamentar de Ilha Comprida pediu também investimentos para as balsas que ligam as cidades da região.

Na ocasião, a Comissão de Finanças da Alesp, representada pelo presidente do Colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e pelos deputados Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT), anunciou a reserva de R$ 500 mil no Orçamento de 2025, que será votado ao final do ano, para a reforma da ponte da cidade. "A gente passou e verificou que é uma coisa muito importante para as duas cidades", disse Enio Tatto.

Outro ponto de atenção, destacado pelo prefeito de Ilha Comprida, Geraldino Junior, foi a manutenção das estradas da região. "Não se esqueçam de olhar para a questão das vicinais. Nossa região é um potencial turístico enorme e nós precisamos estruturar isso. Ilha Comprida é um grande destino não só para a região do Vale do Ribeira, mas agora também para a Capital", afirmou.

Desenvolvimento regional

Os parlamentares da Alesp também anunciaram a reserva de R$ 400 mil na peça orçamentária do próximo para a área social do município de Iguape. Em sua fala, o prefeito da cidade, Wilson Almeida Lima, fez o pedido pela retomada de um programa de desenvolvimento do Vale do Ribeira. "O conjunto das reivindicações da nossa região não existe mais", afirmou.

O ambientalista Israel dos Santos, morador de Ilha Comprida, reforçou a necessidade da manutenção das Áreas de Preservação Ambiental (APA) da região. "O município está em uma APA de 100% do seu território. É importante ter placas orientando os munícipes e visitantes sobre as atividades proibidas nessas unidades de conservação", disse. O ambientalista também solicitou recursos para projetos de contenção da erosão nos balneários da cidade.

O Orçamento

Entre os meses de março, abril e maio, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 25 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Confira o calendário completo



Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp