HC da Unicamp deve receber dispositivos cardíacos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
10/06/2020 15:31 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg249682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupado com a saúde e bem-estar de pacientes, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) solicitou ao Governo do Estado a aquisição de dispositivos CDI (Cardioversor-Desfibrilador Implantável) para o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas.

O CDI é semelhante a um marca-passo, porém é utilizado para tratar casos mais graves de arritmias cardíacas. O marca-passo estimula o coração para que os batimentos não fiquem abaixo de determinados limites. Já o CDI, além de funcionar como um marca-passo, também age como desfibrilador. Ele monitora o coração, detecta possíveis arritmias e é capaz de tratá-las, emitindo até mesmo choques para restabelecer o ritmo cardíaco.

"Nossa preocupação é com os pacientes que estão na Unicamp aguardando esses dispositivos para realizar cirurgia. É uma preocupação dupla, tanto pelos riscos da própria arritmia cardíaca, quanto pela pandemia do novo coronavírus. Em sua maioria, são pacientes idosos e que precisam ficar internados, sob monitoramento. Sabemos de toda a dedicação dos profissionais da Unicamp no cuidado e tratamento desses pacientes, mas a situação precisa ser resolvida o mais breve possível", destacou Dalben.

O deputado já encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Saúde solicitando a aquisição dos dispositivos com agilidade e seguirá acompanhando a situação.


alesp