Secretaria afasta professores com Covid, mas mantém as escolas funcionando

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
12/02/2021 16:03 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nos poucos dias de funcionamento das escolas estaduais, já são dezenas de escolas com suspeitas ou casos confirmados de Covid-19. Entre elas, apenas duas voltaram a suspender suas atividades por decisão de seus diretores. As demais vêm seguindo a orientação da Secretaria da Educação de afastar apenas o profissional infectado e prosseguir com as aulas.

A informação foi apresentada por Carlos Giannazi (PSOL) na tribuna da Alesp, em 10/2, com base em um levantamento que vem fazendo por meio das visitas às escolas e denúncias enviadas por profissionais da educação. Apenas na zona sul da capital já são dez escolas com ao menos um caso confirmado, mas dados ainda não consolidados indicam que a situação se repete em diversas regiões do Estado.

"A Secretaria da Educação está escondendo esses números, ameaçando professores e censurando informações. Essa é a necropolítica do governo Doria", afirmou Giannazi, manifestando seu apoio à greve sanitária dos professores da rede estadual, como aquela que será feita pelos profissionais da rede municipal de São Paulo.

Conforme Giannazi, apesar de toda a propaganda que vem sendo feita a favor da volta às aulas, o próprio governo acaba transmitindo às famílias uma mensagem sobre a gravidade da situação quando condiciona o retorno do aluno à assinatura de um termo de responsabilidade. "Se não houvesse risco de morte, não haveria necessidade desse documento."


alesp