Proposta de ampliação da isenção de pagamento de água e esgoto

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
12/05/2020 16:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248860.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Márcia Lia apresentou projeto de lei em que autoriza ao governo do Estado ampliar a isenção de pagamento de contas residenciais de água e esgoto em São Paulo. A proposta é que sejam beneficiadas todas as pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial federal nas localidades em que a Sabesp atua.

O PL ainda prevê que o subsídio tenha validade enquanto durar a pandemia do coronavírus em São Paulo, podendo a lei ser revogada assim que o governo retirar o estado de calamidade pública.

"Estamos trabalhando para propor políticas para este momento tão difícil para todos, mas principalmente para a população mais vulnerável e para quem ficou sem emprego ou está impedido de trabalhar. A isenção de água e esgoto foi adotada em inúmeros países atingidos pelo coronavírus pensando na realidade da maioria das famílias", explicou Márcia Lia.

O governo do Estado já isentou de pagamento de contas de água e esgoto por três meses as famílias enquadradas na tarifa social. No entanto, isso beneficiou apenas 500 mil famílias. Com o PL de Márcia Lia, o benefício chegaria a quase dois milhões de famílias em todo o Estado de São Paulo.

"Nesse momento, é obrigação do Estado oferecer esse bem vital que é a água, sem a contrapartida de pagamento, para as famílias em situação de vulnerabilidade, conforme definido nos critérios para acesso ao Auxilio Emergencial Federal", fala a deputada.

O projeto ainda regulamenta a suspensão dos cortes de fornecimento de água por falta de pagamento, durante a vigência do estado de calamidade pública, para qualquer usuário. "A água é essencial para a prevenção ao coronavírus", reforçou.


alesp