Projeto que condiciona carteira de vacinação em dia à matrícula nas escolas paulistas é aprovado


13/02/2020 07:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado professor Kenny

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o projeto de lei nº 721/19. A matéria " de autoria do deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) " condiciona a matrícula em qualquer escola paulista, das redes pública ou particular, à apresentação da carteira de vacinação do aluno.

O documento deve estar atualizado, contendo os atestados de todas as vacinas obrigatórias para cada faixa etária até os 18 anos, conforme determinam o Calendário de Vacinação da Criança e o Calendário de Vacinação do Adolescente.

"Os índices de imunização continuam abaixo dos considerados ideais pelo Ministério da Saúde, infelizmente. Por isso doenças como o sarampo e a febre amarela voltaram a surgir no País", comenta o progressista. "Balanço do Programa Nacional de Imunizações aponta que das oito principais vacinas indicadas a bebês, por exemplo, somente uma (BCG) atingiu a meta recomendada no ano passado. Isso é grave."

É importante salientar que o projeto não impede o estudante de formalizar a matrícula por não possuir alguma das vacinas. O responsável pelo aluno será informado sobre o fato e, se não providenciar a regularização da situação em até 60 dias, o caso segue para o Conselho Tutelar para as devidas providências.

"A nossa proposta tem uma única intenção: salvar vidas", afirma Kenny.


alesp