Pedido para que Sabesp suspenda redução de pressão de água na rede durante a pandemia

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
13/05/2020 14:54 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248906.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia está solicitando à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que suspenda a prática de redução de pressão da água no sistema de abastecimento enquanto durar a pandemia do coronavírus, uma vez que o recurso natural é essencial para a prevenção à doença. A parlamentar encaminhou indicação ao governo do Estado com o pedido oficial, relatando casos de desabastecimento nas regiões periféricas da capital e área metropolitana.

"Recebemos muitas reclamações de falta d"água e queda no fluxo do abastecimento na região em que a Sabesp opera, em um momento em que água é essencial para evitar a contaminação por coronavírus", observou a deputada.

A Sabesp adotou a medida de redução de fluxo do abastecimento durante a crise hídrica em 2013 e 2014 para evitar perdas na rede. Para quem mora perto dos reservatórios, a redução é imperceptível, mas quem mora distante fica longos períodos, inclusive dias, sem água. "Precisamos lembrar que na periferia, em comunidades e favelas, as residências geralmente não contam com caixas d"água, ou seja, só contam com o abastecimento direto", disse Márcia Lia.

Segundo a Sabesp, o problema atinge menos de 1% dos consumidores da companhia, no entanto, isso representa 60 mil imóveis e algo em torno de 300 mil pessoas.


alesp